Whirlpool incorpora nova tecnologia na linha de esmaltação

2 minutos para ler

A pintura de peças a pó foi implantada na Unidade de Rio Claro reduziu em aproximadamente 10 vezes o tempo do processo, melhorando a produtividade e a qualidade do produto

A Unidade de Rio Claro da Whirlpool Latin America, fabricante dos produtos Brastemp, Consul e KitchenAid, incorporou a esmaltação a pó em seus processos. A empresa afirma que a tecnologia utilizada na aplicação de esmalte nas peças metálicas da cocção traz mais rapidez ao processo e reduz os impactos ambientais da linha.

De acordo com Paulo Henrique Teixeira, gerente geral de Manufatura da planta, a esmaltação a pó não utiliza água e reduz em aproximadamente dez vezes o tempo do processo, deixando menos resíduos e contribuindo para a preservação do meio ambiente. “Neste primeiro momento, cerca de 30% da linha de esmaltação está utilizando a tecnologia. Com o novo sistema, diminuiu-se o consumo de água utilizado no processo em 352 mil litros no mês, além da redução de quatro toneladas de resíduo”, ressalta.

No antigo método, eram necessários quatro estágios para a pintura das peças, o que demandava mais tempo para efetuar a operação. Atualmente, as portas e as frentes dos fornos dos fogões produzidos na Unidade são esmaltadas em apenas duas etapas. “Os colaboradores envolvidos no processo também percebem as vantagens, pois não há necessidade de preparar o esmalte de forma manual, trazendo um importante ganho ergonômico, além de ser um procedimento totalmente seco”, diz Paulo.

Processos mais sustentáveis

Além da economia de água trazida pelo processo de esmaltação a pó em 2011, a Unidade de Rio Claro apresentou resultados importantes na economia do recurso no ano passado: 64 mil m³ de água foram reutilizados, o que representa 30% do consumo total da Unidade em 2010. A planta desenvolve um projeto de sistema ainda mais avançado, para a reutilização de 100% da água do Laboratório de Desenvolvimento e Aprovação de Produtos do Centro de Tecnologia e Lavanderia, com previsão de implementação para 2012.

A exemplo da utilização de água, a Whirlpool Latin America tem como meta a redução do consumo de energia.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-