Vulkan completa 40 anos no Brasil em 2015

3 minutos para ler

Com duas fábricas no País, em Itatiba-SP, o grupo alemão Vulkan comemora neste ano quatro décadas de presença no território brasileiro. Para começar as celebrações, anuncia a preparação para o desenvolvimento e a produção em Itatiba de produtos para os mercados da Austrália, África do Sul e Europa. “As exportações vão se tornar um negócio forte para a empresa”, declarou Klaus F. Hepp, presidente da Vulkan no Brasil. E informou que a companhia está focando a abertura de novos escritórios. “Já abrimos no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, agora estamos analisando a possibilidade de inaugurá-los no Sul, Nordeste e em países da América Latina”, acrescentou Hepp.

Dieter Klitzke, diretor mundial de vendas,  entrega a placa de homenagem do grupo Vulkan a Klaus F. Hepp, presidente da Vulkan do Brasil. Crédito: Julio Akio, da Retratos SFV
Dieter Klitzke, diretor mundial de vendas, entrega a placa de homenagem do grupo Vulkan a Klaus F. Hepp, presidente da Vulkan do Brasil. Crédito: Julio Akio, da Retratos SFV

O grupo é composto por três unidades de negócios: Vulkan Couplings – especializada em tecnologia de propulsão para a indústria naval; Vulkan Drive Tech – dedicada a soluções de transmissão de potência para o setor industrial; e Vulkan Lokring – proprietária da patente do sistema Lokring para uniões sem solda de tubos e mangueiras e fornecedora de equipamentos, ferramentas e acessórios para os setores de refrigeração e automotivo. Anualmente cerca de 3,5% do faturamento é investido em desenvolvimento. Presente em mais de 50 países, com fábricas, filiais e escritórios de representação, a matriz do grupo – fundado na cidade alemã de Dortmund em 1889 –, localiza-se em Herne, Alemanha.

Colaboradores da Vulkan participam do evento de comemoração dos 40 anos no Brasil. Crédito: Julio Akio, da Retratos SFV
Colaboradores da Vulkan participam do evento de comemoração dos 40 anos no Brasil. Crédito: Julio Akio, da Retratos SFV

Sua história no Brasil começou em um pequeno barracão alugado em São Paulo. Com os anos, a companhia comprou uma área em Barueri, onde construiu sua primeira fábrica. Inicialmente voltada para a indústria marítima, os primeiros anos foram de dificuldade por causa da situação desse setor no País, porém foi isso que possibilitou a fabricação de produtos para outras indústrias. Em 2003, comprou a empresa de origem francesa Sime, com fábrica e engenharia em Itatiba, tornando-se a única no grupo mundial a oferecer soluções completas para transmissão de potência. Em 2009, a divisão de acionamentos foi transferida para Itatiba, unificando seus negócios direcionados aos setores industrial e naval, Vulkan Drive Tech e Vulkan Couplings, em uma única planta. Recentemente, em 2014, também transferiu sua unidade de negócios Vulkan Lokring de Barueri para Itatiba, integrando as três divisões de negócios.

“Hoje temos em Itatiba um centro de desenvolvimento e somos um elemento chave para grupo. Isso nós dá espaço para crescimento e aumento das atividades”, discorreu o presidente da empresa.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-