Vendas e marketing: por que a integração é importante na indústria?

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Os departamentos de vendas e marketing são fundamentais no desenvolvimento da corporação. Porém, segundo dados, a receita geral apresentada por tais áreas consegue atingir o percentual de 25%. Isso se dá por que elas trabalham de forma desconexa.

Fomentar a integração proporcionará a prospecção de novos clientes e a colaboração nas atividades cotidianas dos respectivos times. No entanto, é preciso conhecer suas funções a fundo e saber separar o que é característico de cada uma.

Nos tópicos abaixo, você conhecerá as diferenças e de que maneira elas geram benefícios em uma estratégia industrial. Tenha uma boa leitura!

O setor de marketing

Esse é um departamento da empresa onde é possível criar técnicas de conquistar clientes e explorar táticas para saber identificar, de uma forma exata, as necessidades deles. Por meio de atividades cotidianas, dentro ou fora de um ambiente digital, o marketing busca oferecer melhores entregas e um atendimento personalizado a fim de conseguir a confiança das pessoas.

O papel de um vendedor

Baseado na premissa de representar a empresa no mercado, um vendedor tem a tarefa de oferecer, de maneira motivacional, os produtos e serviços que fazem parte da marca a qual é funcionário. Com foco no segmento industrial, ele tem o objetivo de encontrar aquelas empresas que podem se tornar parceiras e entregar de forma periódica as mercadorias que atendam às suas demandas.

As razões para a integração

Objetivando um diferencial competitivo e uma comunicação interna mais eficiente, a integração de vendas e marketing pode proporcionar um melhor planejamento estratégico para a empresa crescer de forma exponencial. As razões abaixo comprovarão o quanto isso só trará benefícios. Confira!

Comunicação eficiente

Agindo dessa forma, as equipes estabelecerão uma comunicação com mais clareza, com soluções que visam o ótimo desempenho da empresa. Isso vai desde uma melhor compreensão na análise da pesquisa de mercado até a melhoria contínua nos processos que constituem cada departamento.

Qualificação de leads

O marketing de conteúdo já faz parte da rotina de muitas marcas. Segundo uma pesquisa feita pela CMI, 93% das 4.000 companhias B2B entrevistadas já trabalham com essa estratégia de atrair e encantar clientes.

Se sua marca já trabalha com inbound, a integração de vendas e marketing é totalmente precisa. Pois, no decorrer da distribuição de conteúdo, o analista verá o interesse de cada lead e sinalizará ao departamento de vendas se ele já está preparado para um primeiro contato com a empresa.

Otimização de estratégias

Em decorrência da integração de vendas e marketing, algumas estratégias podem ser melhor alinhadas para conduzir um lead ao caminho mais próximo da fidelização. Tudo pode começar no interesse em receber newsletter e depois se transformar na confiança que a empresa cria para se tornar uma parceira de negócios.

Como você percebeu ao longo deste artigo, a sua empresa só tem a ganhar com a integração de vendas e marketing. O marketing de conteúdo já promove essa união, porém, caso sua marca ainda não faça uso dele, procure agendar uma reunião entre setores para falar com as equipes do interesse em integrar-se e promover o sucesso da companhia.

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