Veja agora como escolher um consultor de marketing industrial

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Segundo dados da Associação Brasileira de Consultores (ABCO), a área de consultoria cresceu 83,2% no setor privado. Pensando nesses números, você já considerou a ideia de contratar um consultor de marketing para o seu negócio?

De maneira geral, ele vai diagnosticar possíveis problemas que merecem uma atenção maior, definir estratégias que solucionem essas adversidades, estabelecer metas atingíveis etc. Quando se trata da indústria, por exemplo, vale buscar profissionais que disponham de uma visão sistêmica e focada em resultados.

Com o propósito de captar mais clientes e retomar o caminho do sucesso, trouxemos algumas dicas que vão facilitar a sua escolha por uma consultoria de qualidade. Continue a leitura e confira!

Verifique suas necessidades

Antes mesmo de solicitar os serviços de uma consultoria, você e os demais gestores precisam verificar quais são os reais problemas que a empresa enfrenta em matéria de marketing. Essa autoanálise é importantíssima para verificar objetivos específicos que só uma pessoa ou agência pode solucionar, a fim de otimizar os processos e evitar que sua equipe fique sobrecarregada com diversas funções.

Tendo em vista o conceito de indústria 4.0 em que a tecnologia se faz presente em praticamente quase todo o processo produtivo, buscar soluções de marketing que saibam vender a imagem da marca em torno dessa evolução é muito importante. Há muitas indústrias que não fazem a mínima ideia por onde devem começar em relação à comunicação de marketing, seja offline, seja online.

Para tanto, perceba os pontos fortes e fracos da empresa e faça um balanço dos aspectos mais relevantes que necessitam de auxílio, tal como a inteligência de marketing e suas vertentes de análise. É preciso se perguntar o que se espera de uma parceria como essa e quais os resultados devem ser explorados para aumentar as vendas no B2B.

Peça alguma indicação

Sabe aqueles amigos que você fez um dia tomando um cafezinho em algum estande de feira industrial por aí? Quando sente a preocupação batendo à porta e a necessidade de contratação de um consultor de marketing, chega a hora de abrir sua lista de contatos e perguntar se alguém pode oferecer recomendações de qualidade para facilitar sua vida nessa área.

Por mais que você passe horas no Google fazendo pesquisas incansáveis até a 15ª página e filtrando o máximo de informações para achar o consultor perfeito, nada melhor que solicitar os serviços de um profissional indicado por quem você confia. Embora seja uma solução antiga, a propaganda boca a boca ainda é uma das mais eficazes do mercado e pode ajudar a encontrar o que deseja.

Sempre que possível, faça perguntas diretas sobre os profissionais recomendados, até porque você precisa se certificar de que está fazendo a escolha certa. Veja se os indicados dispõem de portfólio, fácil comunicação, disponibilidade de tempo, criatividade e demais pontos contundentes com o propósito do seu negócio.

Veja o portfólio

Assim como em toda entrevista de emprego normal, em que o currículo dos candidatos é solicitado pelo RH das empresas, você deve analisar o portfólio de trabalho do consultor de marketing. Essa análise é fundamental para perceber quais as táticas que esse profissional tem para aumentar as vendas na indústria.

Veja qual a formação acadêmica desse consultor, a fim de identificar se a pessoa dispõe do conhecimento necessário para dar conta do recado e apresentar excelentes formas de impulsionar a marca no mercado. Pesquise todas as certificações recebidas por esse profissional e se continua se atualizando, até mesmo para evitar a contratação de pessoas estagnadas e com pensamentos antiquados.

É fundamental que você identifique se o portfólio reúne boas informações a respeito do profissional, desde as experiências mais recentes até cases de sucesso que fizeram esse consultor ser referência no mercado. Inclusive, quanto mais organizado e objetivo for o portfólio, maiores as chances de a pessoa ser a certa para alavancar os resultados da indústria em que trabalha.

Pesquise a reputação

Todavia, por mais que a indicação seja boa e o portfólio encha os olhos com tantas soluções estratégicas, é preciso se certificar que não está levando gato por lebre nessa negociação. Para isso, nada melhor que exercer o seu poder investigativo e fuçar pela internet todas as informações possíveis sobre o consultor de marketing em questão.

A princípio, visite as redes sociais da pessoa e perceba se o perfil apresentado a você e demais gestores corresponde ao que é postado, independentemente de qual seja a mídia escolhida. Observar padrões de comportamento é uma boa também, pois permite que você identifique se a pessoa costuma ter atitudes positivas ou negativas no contato com outras pessoas.

Se possível, busque prováveis processos judiciais, converse com empresas que são citadas no portfólio e veja como anda a fama dessa consultoria no mercado industrial. Outro fator relevante é visualizar a apresentação do site da pessoa e os conteúdos postados no blog, porque, dependendo da qualidade do que está publicado, isso pode influenciar a sua decisão comercial.

Faça reuniões para conhecer melhor

Por mais que a internet disponha de diversas ferramentas para conhecer muito sobre diversos profissionais, nada substitui o olho no olho e o feeling de que você pode confiar os serviços de marketing da indústria a uma consultoria especializada. Para que isso ocorra, estabeleça alguns encontros comerciais para alinhar as expectativas da empresa e do contratado.

É nesse momento que fica mais fácil identificar se as atitudes correspondentes ao profissional estão de acordo com a cultura da empresa, afinal, você não vai contratar alguém que não queira se adequar ao ambiente do seu negócio. Além disso, pesquise se há possíveis conflitos de interesse nessa contratação, ou seja, evite que o profissional tenha acordos preestabelecidos com concorrentes, por exemplo.

Torna-se essencial também equilibrar o custo-benefício dessa negociação, pois os serviços oferecidos precisam estar coerentes com o orçamento disponível pela empresa, pois não é bom dar um passo além do que pode pagar. Verifique esses e vários outros pormenores com o propósito de realizar uma parceria de confiança que traga excelentes resultados a curto, médio e longo prazo.

Para concluirmos, perceba que não há muito segredo para escolher um consultor de marketing, sendo que essa contratação será essencial para otimizar seu planejamento estratégico, analisar os concorrentes, motivar os colaboradores e estabelecer uma boa conexão com o público-alvo.

Se você gostou deste conteúdo que apresentamos hoje, mas ainda está com dúvidas em alguns processos de marketing, então aproveite a visita ao blog para aprender como fazer a divulgação de marca e produtos!

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