Economia

Valor da mão de obra no País cresceu 7,2% em 2012, revela Firjan

novembro 11, 2013
Tempo de leitura 2 min

O custo do trabalho no Brasil teve alta de 7,2% no ano passado, o que significa que o valor da hora da mão de obra no País avançou em maior ritmo do que a quantidade de unidade produzida. Em 2011, o aumento foi de 3,8%. Os dados estão no estudo Custo do Trabalho no Brasil da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan.

O Custo Unitário do Trabalho – CUT mede a relação entre o custo da hora trabalhada e a produtividade do trabalhador. “Se os custos de produção ficam maiores, mais caro se torna o produto final”, ressaltou Guilherme Mercês, gerente de economia e estatística da Firjan. “O custo de produção no Brasil aumentou não só por conta do crescimento dos salários, mas também porque passou a ser preciso mais horas de trabalho para produzir o mesmo produto.”

De 15 segmentos pesquisados que integram a indústria da transformação, 13 apresentaram aumento no custo do trabalho. O segmento têxtil foi o que mais cresceu no acumulado de 2011 e 2012: 25,3%, seguido por material de transporte (21,3%) e máquinas e equipamentos (21%), refletindo queda de produtividade dos três setores no período. Papel e gráfica (-6,3%) e madeira (-13,6%) foram os únicos segmentos a apresentar recuo, o que indica que a produtividade cresceu em maior ritmo do que o custo da mão de obra.

Em comparação com as maiores economias mundiais, o Brasil foi o único a apresentar crescimento do CUT entre 2004 e 2011: alta de 6%. Na França, Alemanha, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, o CUT apresentou recuo de, em média, 14,6%. Nos Estados Unidos, a queda foi de 22% no período, enquanto na Coreia do Sul e no Japão a variação foi negativa, respectivamente, -20,1% e -18,7%.

Para a Firjan, os dados confirmam a importância de políticas voltadas ao aumento da produtividade do trabalho no Brasil, o que envolve mais investimentos em educação, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, além de mais abertura comercial e modernização das leis trabalhistas. Mais informações do Custo do Trabalho no Brasil estão disponíveis em http://migre.me/gxbS7

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743