Pesquisa & Inovação, Produtos & Serviços

USP cria mistura de plástico e prata nanométrica com ação bactericida

junho 25, 2013
Tempo de leitura 2 min

A união de termoplástico com nanopartículas de prata proporciona efeito bactericida para uso em recipientes que podem ser utilizados para conservar alimentos, soluções fisiológicas, produtos farmacêuticos e cosméticos e na fabricação de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, tecidos e materiais hospitalares. A prata tem efeito bactericida porque prejudica a atividade celular de microrganismos. O processo de produção industrial foi desenvolvido no Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia do Instituto de Química da Universidade de São Paulo – USP.

O processo se caracteriza pelo fato de as nanopartículas serem preparadas diretamente na forma de concentrados denominados masterbatches. Nesse sistema, o material nanométrico é acrescentado à matriz polimérica nas máquinas injetoras, onde o plástico é fundido para ser introduzido nos moldes.

Para a produção de 1 kg de resina, são necessárias cerca de 30 partes por milhão – ppm de prata nanométrica para garantir a ação bactericida, que ocorre por contato, e não pelo desprendimento de íons prata para o meio. “Dessa forma, evita-se qualquer ação tóxica aos usuários dos produtos baseados nos nanocompósitos termoplásticos, que apresentam cor amarelada”, disse Koiti Araki, um dos responsáveis pelo estudo.

Araki comentou outra aplicação para o composto: armazenagem de água em regiões remotas ou com pouco acesso a saneamento básico. “O armazenamento da água em recipientes fabricados com esse plástico pode não apenas conservar, mas melhorar a qualidade da água, diminuindo o número ou eliminando as bactérias causadoras de doenças.” Segundo ele, em testes realizados em laboratórios especializados, uma hora de contato com o material provocou a morte de 90% das bactérias de uma solução.

O pedido de patente desse plástico já foi depositado e a tecnologia encontra-se disponível para licenciamento na Agência USP de Inovação.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743