Construção Civil

Guia básico: Saiba os tipos de talhas industriais

Flavia Vaccaro
Escrito por Flavia Vaccaro em 15 de junho de 2016
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para içar cargas pesadas de forma segura e sem acidentes, a talha é a melhor solução. Confira agora com o Blog do Gaveteiro tudo sobre os tipos de talhas industriais e saiba escolher a que melhor atenda as necessidades da sua empresa.

Muito antigamente mover pedras e outros objetos dispensava grande esforço e muita mão de obra pela falta de recursos. Hoje, existem mil maneiras de elevar motores e outros maquinários com mais facilidade e rapidez.
Uma ferramenta do setor industrial que auxilia nesse processo de movimentação e elevação de cargas são as talhas. As talhas elevam maquinário com ajuda de polias ou alavancas de forma prática e funcional.
No cenário de hoje vamos falar dos diversos tipos de talhas industriais, onde com certeza uma delas combina perfeitamente com seu ambiente de trabalho.

Como funcionam as talhas?

Talhas funcionam a partir da transformação de energia elétrica, pneumática ou humana com ajuda do movimento em vertical. Uma talha pode ser usada para içar ou descer objetos e a energia dispensada depende do peso e também da altura no qual o objeto será movimentado.
Quanto mais alto, maior a energia usada.

Tipos de Talhas

Talhas são divididas em 4 tipos e todas fazem o mesmo procedimento. Mas escolher uma talha também depende do espaço e do tipo de trabalho que será feito. Por isso, é importante conhecer bem as semelhanças e diferenças existentes entre uma e outra para não tomar a decisão errada e comprar uma talha que não auxilia na produção do serviço em um ambiente industrial.

Talhas Manuais

Só podem ser usadas com ajuda manual, ou seja, é necessário que alguém auxilie no içamento do objeto.
Quando a corrente é puxada em uma talha manual inicia-se o movimento da roda dentada principal que em sequência ativa todas as outras rodas dentadas do mecanismo, auxiliando o trabalhador na hora de subir o objeto. Esse processo diminui o impacto sobre quem aplica a força para que o objeto se movimente.
Vale ressaltar que a movimentação é com ajuda do trabalhador, ou seja, dependendo do peso do objeto, o trabalho pode demorar mais para ser finalizado.Saiba os tipos de talhas industriais

Talhas com Alavanca

Aqui o processo para elevar as cargas é diferente: Ao invés do uso das rodas dentadas com empuxo inicial, o movimento se dá com uma catraca que aos pouco iça a carga.
As talhas com alavanca são excelentes para uso em vários ambientes dentro da indústria, e graças ao seu tamanho reduzido, podem ser levadas para outros ambientes e também podem ser usadas em locais de difícil acesso. Talhas com alavanca podem ser usadas na vertical e em outros ângulos.
Saiba os tipos de talhas industriais

Talhas Pneumáticas

São usadas para substituir talhas elétricas em ambientes que trabalham continuamente com  procedimentos de descida e elevação de maquinários. Geralmente as talhas pneumáticas são utilizadas por não esquentarem após o uso contínuo e também pelo abastecimento ser por ar comprimido. Além disso, fazem menos barulho, geram menos atrito e tem durabilidade um pouco maior que outras talhas.
Saiba os tipos de talhas industriais

Talhas Elétricas

Muitas empresas escolhem o uso de talhas elétricas pela segurança que elas oferecem ao trabalhador. Apesar de necessitarem de uma estrutura fixa para movimentar e içar objetos, usando uma talha elétrica além de evitar lesões e acidentes, você ainda consegue fazer o trabalho com mais facilidade.
Por exemplo: Dependendo do que será içado, poderá ser necessário de 4 ou mais trabalhadores para iniciarem o procedimento. Mas com uma talha elétrica você faz o trabalho com auxílio de uma única pessoa: a que comanda os movimentos da talha.Saiba os tipos de talhas industriais

Dicas:

  • Para utilização das talhas, verifique o espaço e altura disponível para içar o objeto;
  • Peças mais pesadas podem exigir mais de uma talha para fazer o içamento;
  • Verifique sempre o estado de suas talhas. Percebendo algum problema ou avaria, troque o produto rapidamente;
  • Talhas tem capacidade de peso, então se a talha suporta 200Kg, não tente içar mais que isso, as chances de ocorrer um acidente são altas;
  • Pontes rolantes são necessárias para alguns tipos de talhas se além de subir o objeto você precise movê-lo no alto para os lados;
  • Para uso na indústria farmacêutica e química, as talhas mais indicadas são as sem pintura. Talhas com pintura podem acabar infectados os produtos içados.

O Gaveteiro.com.br trabalha com talhas de diversas marcas. Clique aqui e confira as ofertas.
Confira aqui outras ferramentas que podem auxiliar nos trabalhos de movimentação e elevação de cargas.
banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online
Continue seguindo o Blog do Gaveteiro para ficar por dentro de todas as novidades dos trabalhos de movimentação e elevação.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *