Pesquisa & Inovação

Sustentabilidade e Inovação: produtos, serviços e embalagens III

outubro 22, 2010
Tempo de leitura 2 min

Outro caso de bioinovação na indústria têxtil aconteceu na Novozymes Latin America.

A multinacional nórdica que apresentou, em Milão, uma nova técnica capaz de evitar a emissão de mil quilos de CO2 na atmosfera por tonelada de malha confeccionada detalhou sobre o uso de bioinovação na indústria têxtil, em Blumenau, Santa Catarina em agosto deste ano. Empresa dinamarquesa demonstrou como a bioinovação pode impactar positivamente na percepção da marca das empresas do setor. “Além de um conhecimento detalhado sobre enzimas na indústria têxtil para tecidos planos e malhas, a empresa deu ênfase aos benefícios da aplicação como a grande economia de água, energia, redução considerável de efluentes e menores tempos de processamento. Abordando também os ganhos em acabamento dos tecidos, maciez ao toque e definição das cores. As economias obtidas por meio do processo podem chegar a 630 bilhões de litros de água e 9 milhões de toneladas de CO2 por ano sem custo de implementação.

Outras notícias do mercado:

Eletrobrás aprovou no mês de setembro sua política de sustentabilidade para as empresas de seu sistema. A intenção é indicar diretrizes para orientar as ações das empresas do sistema ligadas ao desenvolvimento da sustentabilidade, à responsabilidade social, ao meio ambiente, à sustentabilidade do negócio e à governança.

Natura lançou no mercado o kit da nova linha de embalagens para os refis da marca. As novidades incluem o uso do plástico verde para refis do sabonete Natura Erva-doce e o sachê para os refis dos hidratantes da linha Natura todo dia. O plástico verde é feito a partir do etanol da cana-de-açúcar (fonte renovável), esta notícia apresenta a redução na emissão de 71% de gases causadores do efeito estufa!

Crédito: artigo escrito por Ana Paula Arbache, sócia diretora da Arbache Consultoria e responsável pelas ações de gestão de pessoas, cidadania corporativa, sustentabilidade ética, social e ambiental.

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Silvania setembro 21, 2011 at 2:16 pm

    Boa Tarde!!!
    Sou estudante de administração e estou desenvolvendo um trabalho sobre inovação e sustentabilidade, pensei imediatamente em vocês, pois são pioneiros nesse assunto. Preciso mostrar resultados e discursos através de gráficos ou algo parecido. Será teria como vocês mim ajudarem? qualquer resposta será bem vinda no meu email a cima.

    Atenciosamente,
    Silvania martins
    sil.vania.mm@hotmail.com

  • Responder Wesley de Almeida Sarto setembro 21, 2011 at 3:33 pm

    @Silvania Me envie um e-mail com suas dúvidas e informações que precisa e vejo como podemos ajudá-la.
    Abraços!
    Wesley

  • Deixe um comentário


    Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743