Produtos & Serviços

Soluções para a indústria de embalagens

novembro 17, 2009
Tempo de leitura 2 min

Com raríssimas exceções, tudo o que se produz na indústria precisa ser embalado para transporte, isso significa que todo o profissional da indústria e especialmente nas indústrias alimentícias, de bebidas e farmacêuticas precisa estar em sintonia com as novidades do setor.

embalagensO Brasil é o segundo país, depois dos Estados Unidos, que mais lança novas embalagens por ano. Segundo levantamentos do Laboratório Global de Embalagem, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o País saiu do sexto lugar, em 2008, para o segundo lugar, nos meses de janeiro e fevereiro de 2009. Foram mais de 20 mil embalagens inovadoras no ano passado, sendo 48% desse número no setor de alimentos.

Com raras exceções, as indústrias não produzem as próprias embalagens. Por uma razão principal, elas preferem terceirizar a fabricação quando possuem o projeto da embalagem que desejam ou simplesmente contratar fabricantes que ofereçam melhor preço, porque as tecnologias envolvidas na fabricação das embalagens, cada vez mais sofisticadas, exigem know how e máquinas específicas, que distanciam a fábrica de sua preocupação central – seus produtos.

Não é por acaso que a indústria brasileira de embalagem teve, no ano passado, faturamento de R$ 36,6 bilhões contra R$ 33,5 bilhões no ano anterior. A principal participação foi do segmento de embalagens plásticas com 37,64%. Papelão ondulado e papel cartão foram o segundo colocado, com 28% de participação, seguidos por metálicas, com 16,94%, papel, com 7,12%, e vidro, com 5,23%.

Em 2010 acontecerão diversas feiras de embalagens como: BRASILPACK – 7ª Feira Internacional da Embalagem, FIEPAG – 20ª Feira Internacional de Papel e Indústria Gráfica, SALÃO EMBALA INOVAÇÃO – 3º Salão Internacional de Convertedores, Agências de Design e Desenvolvimento de Embalagens, BRASIL SCREEN & DIGITAL SHOW – 2ª Feira Internacional de Serigrafia e Impressão Digital e FLEXO LATINO AMÉRICA – Feira Internacional de Flexografia e NEI vai fazer uma pesquisa especial para selecionar os melhores lançamentos do setor para você. Aguarde.

E se você é fornecedor de embalagens, pode divulgar gratuitamente seus lançamentos de produtos na revista NEI e no site NEI. Para isso, preencha o formulário AQUI e aguarde o nosso retorno.

Crédito: Lilian Mary Gabriel Lopes é graduada em língua portuguesa pela USP e pós-graduada em literatura brasileira pela UFRJ.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743