Produtos & Serviços

SKF cria no País seus primeiros rolamentos de acordo com o Inovar-Auto

abril 22, 2013
Tempo de leitura 2 min

Dois rolamentos de roda de segunda geração acabam de ser desenvolvidos pela SKF para abastecer a linha de produção de duas fabricantes de veículos instaladas no País. O projeto, inédito na subsidiária brasileira, contou com investimentos de cerca de R$ 5 milhões. As primeiras peças serão produzidas no final do primeiro semestre deste ano e devem ajudar as montadoras a se adequarem às exigências do Inovar-Auto.

Toda a produção estará concentrada no Complexo Industrial de Cajamar, no interior de São Paulo, para equipar plataformas de veículos de passageiros leves e comerciais leves. A previsão da companhia é atingir a marca de 600 mil rolamentos para as duas linhas no primeiro ano de produção e 1 milhão de peças a partir do segundo ano.

“Trata-se de um momento histórico para a empresa. O desafio era desenvolver localmente os primeiros rolamentos de roda que abastecerão duas montadoras”, contou Fabrício Teixeira, gerente de Engenharia de Aplicação da SKF do Brasil.

Segundo a companhia, os rolamentos são mais leves, resistentes, geram menos atrito e possuem vida útil longa. “Conseguimos aumentar em 30% a vida útil desse conjunto. Outro ganho foi o peso, reduzido-o em cerca de 9%. A utilização de simulações numéricas foi fundamental para alcançar essas melhorias, impactando positivamente na redução do consumo de combustível e emissão de CO2 dos veículos”, explicou o engenheiro.

Outra vantagem tecnológica está relacionada à segurança e à obrigatoriedade de novos componentes. Esses rolamentos contarão com o sistema ABS integrado, que será obrigatório em todos os carros produzidos a partir de 2014.

O projeto, desenvolvido pela equipe de engenharia local, levou dois anos para ser concluído passando por etapas como definição do escopo do trabalho, cálculos dimensionais e desenhos, produção de protótipos, testes de bancada nos laboratórios da SKF dos EUA e Alemanha e adaptação de canal de produção no Brasil.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743