Senai de Joinville recebe máquina de microusinagem

2 minutos para ler

Santa Catarina conta com máquina para usinagem de metais com cinco eixos em dimensões micrométricas. Com ela, é possível fazer cortes de até 0,0001 mm de espessura (valor até 100 vezes inferior ao diâmetro de um fio de cabelo) e produzir micromoldes, que são usados na produção de itens importados, como minúsculos componentes de placas eletrônicas. Encontra-se no Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, em Joinville-SC, que tem previsão de inauguração em 2014. No local, alguns serviços já são oferecidos.

Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, essa é a primeira máquina desse tipo do Brasil. Para trazer a nova tecnologia para o País, o Senai contou com a consultoria do instituto de pesquisa Fraunhofer IPK, da Alemanha.

Segundo o coordenador do instituto, Daniel de Aviz, a intenção é de, no primeiro momento, desenvolver projetos de micromoldes em parceria com as indústrias. O foco será principalmente os segmentos de metalurgia, óleo e gás, polímeros, elastômeros, além de contemplar toda a área de mecânica. No local, também serão capacitados profissionais para trabalhar com os novos processos.

O Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica atuará de forma articulada com outros 60 institutos de tecnologia e 23 de inovação que o Senai pretende instalar no Brasil. Em Santa Catarina, serão dez institutos, sendo oito de tecnologia – voltados para as áreas de alimentos, eletroeletrônica, automação e tecnologia da informação e da comunicação, design têxtil e do vestuário, ambiental, materiais e logística – e dois de inovação, com foco em Laser e em sistemas embarcados.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-