São José dos Campos terá grupo de inovação de máquinas e equipamentos

2 minutos para ler

Nesta semana, protocolo de intenções para a criação do cluster da indústria de máquinas e equipamentos foi assinado pela Prefeitura de São José dos Campos-SP. O acordo foi feito com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Ipdmaq, o Parque Tecnológico de São José dos Campos e o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista – Cecompi.

A união de companhias do setor, entidades e instituições de pesquisa deve possibilitar ações para o desenvolvimento tecnológico, a inovação, o aumento da competitividade, a cooperação entre as empresas, a geração de empregos na cidade e a atração de novas empresas. O polo será estabelecido no parque tecnológico e contará com o Ipdmaq como agente articulador e promotor de ações junto às empresas e com o Cecompi para estudos, execução e análise das demandas. A iniciativa deve favorecer principalmente pequenas e médias empresas, que terão acesso a recursos tecnológicos.

“O setor de máquinas e equipamentos gera e demanda muita inovação e tecnologia, que garantem a perenidade das empresas”, afirmou Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq. “E São José dos Campos é a cidade ideal para esse cluster por contar com a característica da inovação tecnológica.” Atualmente a Abimaq tem cerca de 200 associadas no Vale do Paraíba. No País são cerca de quatro mil empresas, que empregam em torno de 260 mil trabalhadores.

“Quando criamos condições e investimos em tecnologia, fazemos com que grande parte da riqueza gerada fique no País e contribua para o desenvolvimento”, disse Mário Sarraf, vice-presidente regional da Abimaq.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-