Saiba como melhorar a gestão de redes sociais do marketing industrial

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Você sabia que a falta de atualização nos perfis das redes sociais pode resultar em perda de oportunidades de negócio?

Mais de 90% das empresas no Brasil já se encontram nas mídias online, o que gera diversas possibilidades de contato para as organizações do segmento B2B. Com uma boa gestão de redes sociais você consegue abrir espaço para que as pessoas conheçam melhor o seu trabalho.

É possível utilizar as mídias como canais de comunicação com o público da organização além do SAC. Um perfil comercial ativo também é capaz de expandir a visibilidade da marca mesmo para as pessoas que nunca ouviram falar sobre a empresa, melhorando, assim, as possibilidades de negócio.

Neste texto, separamos algumas dicas para o setor do marketing industrial melhorar regularmente a gestão de redes sociais e tirar máximo proveito de seus benefícios. Acompanhe e saiba como começar!

Utilize as ferramentas certas

As redes sociais têm o incrível potencial de destacar as empresas no mercado e de alcançar uma audiência mais abrangente. Para conquistar esses objetivos, existem ferramentas que permitem gerenciar as mídias sociais, automatizar processos, mensurar resultados, agendar postagens etc.

As possibilidades que essas ferramentas trazem são essenciais para potencializar as ações nas redes, fazendo com que a divulgação de conteúdo e a interação com o público sejam mais eficientes.

Por isso, ter os recursos corretos de gestão é crucial para o sucesso do negócio. Busque entender quais são as ferramentas disponíveis no mercado e quais atendem às necessidades da organização, de acordo com o orçamento disponível.

Conheça o seu público

Antes de investir esforços nas redes sociais, é muito importante que a empresa conheça o perfil do público-alvo para saber onde os potenciais clientes são mais ativos. Para isso, é necessário que tenha definido corretamente as suas personas. Elas geralmente representam mais de 90% dos clientes de uma organização e os anúncios direcionados a elas são 2 vezes mais efetivos.

Tente entender os gostos pessoais da sua audiência tanto quanto os seus hábitos de compras, suas dores e, principalmente, as mídias sociais que mais utiliza. É comum ter mais de uma persona para a empresa, logo, isso não é um problema.

O que a organização deve ter em mente é que uma boa gestão de redes sociais significa estar onde o seu público se encontra. Portanto, antes de começar um planejamento estratégico, é essencial definir bem com quem o negócio vai se relacionar.

Escolha as redes sociais mais relevantes

Além de definir para quem a empresa direcionará os seus esforços, é preciso entender em quais redes sociais esse público se encontra. Um usuário que tenha uma conta em uma rede social não necessariamente acessa as demais.

Mesmo existindo diversas opções online, não significa que os usuários estarão conectados simultaneamente em todas as redes existentes. Isso acontece porque cada pessoa tem gostos e vontades diferentes das outras, o que se reflete nas escolhas de mídias sociais utilizadas por elas.

Portanto, para alcançar o máximo de potenciais clientes online após entender em quais portais eles se encontram, é essencial criar perfis comerciais em todos esses canais de comunicação. Com o tempo, a organização pode analisar a necessidade de se tornar ativa em outras mídias.

É preciso testar para entender qual é a melhor rede social para o negócio. O Facebook e o Instagram, por exemplo, são utilizados por grandes empresas do segmento industrial. Nesses espaços elas são bastante ativas e conquistam ótimos resultados com o uso das mídias.

Tenha uma estratégia 

De nada adianta manter vários perfis em mídias diferentes sem traçar um objetivo. Afinal de contas, apenas usar esses canais de comunicação sem ter uma meta definida não fará com que o empreendimento conquiste os resultados esperados.

Em uma boa gestão de redes sociais é necessário definir as metas do negócio em cada mídia e entender quais são as melhores estratégias de marketing digital. Algumas opções de objetivos nos sites de relacionamento incluem:

  • divulgar a marca, seus produtos e serviços;
  • melhorar a interação com o público e com os potenciais clientes da organização;
  • educar o público com conteúdos relevantes e de qualidade;
  • criar uma comunidade engajada com a empresa;
  • potencializar as vendas;
  • criar anúncios.

Independentemente da estratégia da organização, é importante saber que fazer uma boa gestão exige a definição de um objetivo em comum. Desse modo, é possível pensar em ações que se completam, não apenas com a divulgação em outras redes, mas também com o atual momento da empresa no mercado.

Mensure os seus resultados

A mensuração é uma etapa muito importante em qualquer estratégia de marketing. Na gestão de redes sociais não é diferente. Portanto, pense nas metas que foram estipuladas para o negócio e analise as métricas correspondentes para ver se funcionaram.

Por exemplo, se o objetivo da empresa era vender mais, analise o número de vendas feitas em determinado período antes de aderir à mídia. Em seguida, compare com a quantidade obtida após a divulgação online.

Ainda assim, é provável que os resultados se diferenciem de acordo com a rede social. Nesses casos, a empresa pode optar por mudar as metas para cada mídia.

E se em determinada mídia a empresa conseguir gerar mais leads do que números altos de vendas? Esse resultado mostrará que o tipo de conteúdo ideal para essa rede são aqueles que educam o seu público, e não os que têm foco em vender os produtos e serviços da marca.

Ainda, com a geração de leads, a empresa pode nutri-los para que comprem algo no futuro. Está confirmado que nutrir os contatos faz com que 47% deles comprem mais que os demais.

Para potencializar os esforços das empresas no momento de divulgar os seus produtos e serviços, é importante contar com profissionais qualificados no mercado B2B industrial. Assim, você melhora a gestão de redes sociais ao divulgar com uma organização que garanta um alto número de visualizações nos anúncios, o que resultará em um grande volume de potenciais clientes acessando mensalmente.

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