Marketing Industrial

Saiba como fazer newsletter de sucesso e otimize seus resultados

abril 5, 2019
Tempo de leitura 4 min

Se achava que o e-mail estava morto por causa da expansão dos blogs e das redes sociais, é melhor rever seus conceitos, pois essa é uma das grandes estratégias do mercado. Porém, você sabe como fazer uma newsletter de sucesso?

De acordo com dados da pesquisa E-mail Marketing Trends de 2018, 81,7% dos entrevistados assinam newsletter para receberem conteúdos. Então, é primordial que você invista seu tempo para criar uma boa forma de comunicação com o público e o ajude a suprir suas necessidades.

Sendo assim, para que consiga aumentar as vendas na indústria pelo caminho mais rentável, trouxemos algumas dicas especiais sobre newsletters. Confira!

Desenvolva um planejamento estratégico

A princípio, identifique como o envio de newsletters será útil para a sua estratégia de marketing industrial e quais são os cuidados que deve ter, tais como otimizar a lista de e-mails, respeitar a privacidade dos contatos, não repassar informações etc. Com base nos últimos resultados de captação de leads que obteve, perceba como ela pode se encaixar nisso e se fará sentido.

É essencial que você determine com que frequência disparará esse tipo de e-mail e escolha os principais objetivos que deseja alcançar, sendo que eles precisam ser relevantes para que o investimento compense de fato. Deixe sempre disponível esse canal em seu site e filtre os dados recebidos para agregar valor aos inscritos com conteúdo relevante.

Defina o tipo de conteúdo

Você precisa configurar a newsletter para engajar o público e proporcionar a conversão que espera. Definir o tipo de conteúdo é importante e deve levar em conta os pontos de dor da persona, a identidade visual da empresa, os propósitos do contato e assim por diante.

Independentemente se a newsletter será informativa, comercial, sazonal ou de qualquer outro tipo, aposte na simplicidade do layout, deixando-o limpo e responsivo para favorecer a leitura.

Também entenda que é preciso um equilíbrio. Ou seja, você não deve somente fazer a divulgação da sua marca e dos seus produtos, mas sim trazer algo que faça a diferença para o público de alguma maneira.

Tenha uma boa dose de criatividade

Não basta apenas produzir uma newsletter e esperar que os resultados positivos apareçam em um passe de mágica; é preciso modelar essa estratégia de uma forma que atinja o público-alvo e faça com que ele se encante pelo que você oferece.

Do assunto até o CTA utilizado, é preciso usar uma linguagem que tenha a ver com a sua audiência e desperte algum interesse em abrir o e-mail.

Para isso, use e abuse da criatividade para criar títulos atraentes, sendo que você pode utilizar palavras de impacto, gatilhos mentais ou propor uma conversa com o lead, entre outras táticas.

No entanto, vale ressaltar que os títulos não podem ultrapassar 70 caracteres, as imagens ou os GIFs precisam ter uma resolução que facilite a leitura e o desenvolvimento deve ter artigos que colaborem com o funil de marketing.

Faça diversos testes

Por fim, chega o momento de testar a sua newsletter, a fim de obter os melhores insights e identificar como engajar o público. As ações de comunicação para atrair clientes precisam ser precisas e, para isso, vale realizar inúmeros testes, nos quais você consiga perceber qual o melhor conteúdo e os assuntos que geram um volume maior de abertura de e-mails.

Para que isso ocorra, veja se o público aceita mais conteúdos com ou sem imagens, se a linguagem usada deve ser formal ou informal e quais são os horários mais atraentes para envio, entre outros aspectos relevantes.

Além disso, jamais deixe de mensurar os resultados obtidos, pois eles servirão de parâmetro para ajustar suas campanhas e redesenhar o seu plano de ação para cumprir as metas estipuladas no início.

Por mais que surjam outros questionamentos sobre como fazer newsletter, mantenha a constância de postagens e, se possível, busque o auxílio de uma empresa especializada, pois ela pode desenvolver ótimas estratégias de marketing.

O post de hoje foi útil? Como você faz a sua comunicação por meio de newsletters? Deixe o seu comentário no post e compartilhe a sua experiência com a gente!

 

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