Marketing Industrial

Saiba como atingir o público-alvo do seu negócio!

dezembro 17, 2018
Tempo de leitura 4 min

Saber como atingir o público alvo possibilita que a empresa direcione os seus esforços de marketing e vendas. Assim, tem mais efetividade em se relacionar com os clientes em potencial. Isso permite uma aproximação mais precisa, o que aumenta as chances de conquistar resultados positivos nas campanhas praticadas.

Conhecer os consumidores ideais da organização e o segmento em que se encontram no mercado é uma prática ideal para engajar melhor o público e divulgar a marca. Para isso, existem técnicas que possibilitam identificá-lo e delimitá-lo com o foco da indústria e alavancar os resultados.

Continue lendo este texto para entender como atingir melhor os clientes ideais de sua empresa. Vamos lá!

Qual é a importância de conhecer o público-alvo?

Definir os consumidores ideais da empresa é fundamental para alavancar os resultados das estratégias de marketing praticadas pela organização. Isso porque de nada adianta pensar nelas sem dar início a um processo de segmentação do público-alvo.

De acordo com entrevistas realizados por empresas de marketing e tecnologia, 31% dos consumidores desejam uma experiência de compras mais personalizada. Ao mesmo tempo, apenas 22% dos compradores estão satisfeitos com a personalização atual.

No mesmo sentido, Philip Kotler, professor universitário e autor de vários livros sobre marketing, afirma que é mais custoso para as empresas conquistar novos clientes do que engajar os já existentes. Os valores podem ser 5 a 7 vezes mais altos. 

Portanto, segmentar o público para ter estratégias mais customizadas ajuda a evitar gastos desnecessários com marketing, o que pode trazer impactos negativos para o negócio. Conhecer seu potencial cliente possibilita criar mais identificação com ele, gerar mais engajamento, melhorar a reputação da marca e, por consequência, favorecer a conversão e aumentar as vendas.

Quais são as formas de identificar o público-alvo?

Traçar as características de seu público-alvo também ajuda a direcionar melhor as suas ações de marketing e vendas para obter melhores resultados e alavancar os rendimentos adquiridos. Veja como fazer isso!

Ferramentas online

Com o auxílio de ferramentas, como questionários online, você consegue analisar questões relacionadas ao modelo do negócio. Dessa forma, a dica é agregar um volume significativo de informações para obter respostas valiosas, que possibilitem determinar e entender o perfil de clientes e, assim, direcionar as ações para impactar o público.

Pesquisa de mercado

Conhecer muito bem o mercado atuante também é essencial. Por exemplo, quais são os consumidores finais, pessoas físicas ou empresas? Outro fator importante é a compreensão acerca do que a companhia produz e quem são os compradores de seus produtos e serviços.

Informações sobre os consumidores

Também há as questões geográficas que possibilitam compreender melhor de onde o seu público vem para procurar pelos serviços e produtos oferecidos. Junto de dados demográficos, é possível traçar um panorama melhor sobre quem é cliente da marca, com informações como gênero, idade e renda.

Quais são as diferenças entre persona e público-alvo?

Existe uma diferença entre a persona — um perfil semifictício do cliente ideal da empresa — e o público-alvo — uma representação mais generalizada dos consumidores da organização. O propósito da primeira é semelhante ao do público-alvo, mas conta com um maior nível de detalhes para possibilitar uma comunicação mais direcionada.

Como atingir o público-alvo?

Conhecer o público-alvo da empresa é um dos primeiros passos para otimizar os resultados da companhia. Então, é preciso atingi-los efetivamente e convertê-los em vendas. Para alavancar os resultados, procure construir uma persona para o negócio ou elaborar estratégias de comunicação para um relacionamento mais direto com os consumidores.

Também, com o perfil do cliente ideal traçado, é possível fazer ofertas tentadoras que sejam relevantes a essa pessoa, de modo a direcionar os esforços de prospecção. Compreender para quem são destinados os produtos e serviços da empresa e o mercado atuante são ótimas maneiras de alcançar os possíveis clientes.

Saber como atingir o público-alvo garante um destaque maior ao se relacionar com pessoas engajadas e convertê-las em vendas. Os dados sobre o cliente ideal são muito valiosos e abrem inúmeras possibilidades para as estratégias de marketing. Dessa forma, são essenciais para a sobrevivência do negócio.

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