Produtos & Serviços

Rede corporativa aplica aos negócios a estratégia das redes sociais

março 28, 2011
Tempo de leitura 1 min

A possibilidade de relacionamento entre os usuários, o compartilhamento de ideias e experiências e as dicas para melhoria de produtos e serviços fizeram das redes sociais, sucesso na internet. A exposição é tanta, que algumas empresas criaram suas próprias redes – as Corporativas. Rede Corporativa utiliza o mesmo conceito da Social, mas com informações focadas em uma determinada área da organização. Criada para uso interno, possui recursos de segurança para que informações estratégicas não sejam divulgadas erroneamente. Normalmente, a participação é limitada somente aos profissionais envolvidos direta e indiretamente no conteúdo a ser discutido e/ou melhorado.

A Alcoa, por exemplo, desde de 2007 possui sua própria rede focada no processo de compras de matéria-prima. A rede possui cerca de 60 usuários e, dentre os participantes, estão profissionais de compras, logística e técnica. “Muitas vezes o conteúdo de natureza estratégica já está dentro da empresa. Basta conectar os profissionais que possuem essas informações com os que têm capacidade de analisá-las. Em muitas situações, sem perceber, temos uma visão míope da realidade e as informações a partir da rede oferecem novas perspectivas”, contou Fábio Ono, Global Market Intelligence Manager da empresa Alcoa.

Ono revela que a questão crucial numa rede corporativa é o gerenciamento do conteúdo. Para ele, o ideal é que a empresa tenha um profissional exclusivo que idenfique informações e compartilhe com os usuários da rede. “É importante a rede não se transformar, simplesmente, em um repositório de informação”, finaliza Ono.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743