Dicas técnicas

Químicos de Limpeza: Quais tipos escolher para a melhor higienização da sua empresa!

Arthur Coelho
Escrito por Arthur Coelho em 30 de julho de 2020
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todos sabemos que existem diversos tipos de produtos químicos de limpeza, mas você conhece a melhor aplicação para cada um e suas contra indicações? Nesse artigo listamos diversos itens de higiene para te ajudar a lidar com sujidades, poeiras, manchas, etc.Continue a leitura e confira o material mais completo da internet sobre o assunto!

Químicos de Limpeza: Quais tipos escolher para a melhor higienização da sua empresa!

Água Sanitária: Para que serve e quais as recomendações de uso e armazenagem?

Para que serve?

A água sanitária é o reagente químico do hipoclorito de sódio e sua reação pode ser liberada ao ser mistura com a água. Sua ação ataca proteínas, como a bactéria, alterando sua estrutura e consequentemente a matando.

Exatamente por sua eficácia contra bactérias, a água sanitária funciona para múltiplas aplicações como: desinfetante e alvejante para vidros, louças, porcelanas, mármores, plásticos e cerâmicas, pois age como age com componentes químicos que inibem a proliferação de germes, fungos e bactérias. 

Recomendações de uso e armazenagem

  • Armazene o químico em locais altos, ventilados e que fique longe de animais e crianças;
  • Conserve o produto na embalagem original e deixe longe de luz e calor, é possível que ele perca a eficácia;
  • Não coloque o desinfetante em recipientes metálicos, isso por que o alvejante pode reagir ao objeto metálico e fazer com que ele libere o metal na água;
  • Dê preferência a depositar a substância em garrafas de plástico ou na embalagem original com sinalizações do produto.
  • Leia o rótulo do produto;
  • Ao manejar o produto coloque luvas, ela pode causar alergias, vermelhidão e até queimaduras  na pele;
  • Ao contato com os olhos, lave com água corrente por 15 minutos;
  • Em caso de ingestões acidentais, não vomite, procure um médico imediatamente.

Para mais informações sobre a água sanitária e para tirar dúvidas visite esse artigo.

Detergente: Quais os tipos e como utilizar?

Quais os tipos

Divididos entre ácidos, neutros e alcalinos, segundo a RDC nº 59/2010, os detergentes são produtos de limpeza produzidos a partir de substâncias líquidas ou pós solúveis (em água), orgânicas e sintéticas, feitas em laboratório que, com propriedades tensoativas ou surfactantes (oriundas do petróleo), o tornam um agente capaz remover impurezas e sujidades, como gorduras e ferrugens, de artigos ou superfícies sólidas, lisas ou porosas sem danificá-las.

Como utilizar

Comumente utilizado para a remoção de gorduras de superfícies metálicas, plásticas, tecidos, pisos e azulejos, entre outros, de ambientes domésticos, industriais e hospitalares, os detergentes necessitam, para sua aplicação, de uma quantidade de água suficiente que permita uma produção de espuma significativa sobre o local ou superfície.

Para mais dicas e informações sobre o detergente confira a postagem Detergente: entenda suas características e aplicação.

Álcool Gel: Tipos e a importância em comércios alimentícios

Ambientes limpos e higienizados passam boas impressões, principalmente setores alimentícios. Contudo, é essencial escolher produtos leves e que terão boa aderência com as superfícies sem danificá-las e sem causar escorregões ou acidentes.

Deste modo, a facilidade do uso do álcool em gel na entrada de estabelecimentos é prevista para todos os segmentos, propondo a segurança dos frequentantes e dos funcionários locais. Visto que é necessário disponibilizar o produto de qualidade com procedência técnica e excelência comprovada. Também é importante salientar uma série especial de limpeza com base nos produtos e no fluxo de pessoas. Afinal, pensar na segurança dos seus clientes é parte dos princípios básicos de segurança.

Tipos de álcool em gel

  • O Álcool gel saneante, conhecido também como álcool em gel desinfetante, é destinado apenas para a limpeza e desinfecção de superfícies inanimadas como pisos e paredes; 
  • Álcool em gel antisséptico: conhecido também como álcool em gel cosmético, desenvolvido para higiene das mãos ou medicamento para pele;
  • Álcool líquido: Indicada para limpeza de superfícies e/ou locais. Possui rápida evaporação e facilidade de aplicação.

A composição do álcool em gel 70% é ideal para a higienização de mãos não permite o ressecamento da pele e é capaz de eliminar 99,9% dos vírus, germes e bactérias impregnados nas mãos. Os modelos em 70° também são equivalentes.

Clique aqui para saber mais sobre o álcool em gel.

Sabonetes: Qual a diferença entre o líquido e em barra?

Líquido ou em barra, esse produto de higiene pessoal reduzirá o número de bactérias em suas mãos. O atrito que você cria ao esfregar as mãos e ensaboar remove a sujeira e os microorganismos, e a água os enxágua.

A decisão pelo uso de um ou outro, em relação apenas a eficácia, se resume simplesmente à preferência pessoal. Você não estará mais protegido ou menos protegido se escolher um ou outro, desde que esteja lavando as mãos adequadamente e por um tempo suficiente – pelo menos 20 segundos. 

  • Sabonete líquido:  quem escolhe esse tipo de produto para higiene pessoal tende a manter a área ao redor da pia mais arrumada. Além disso, os dispensadores facilitam o uso desse produto pelo usuário. Esse tipo de artigo para higiene frequentemente adiciona hidratantes em sua composição para evitar que as mãos fiquem desidratadas. 
  • Sabonete em barra: quem escolhe esse tipo de produto para higiene pessoal, pode desidratar a pele mais facilmente do que o sabão líquido, devido ao seu alto pH, que pode ter um efeito desidratante. No entanto, esse item em barra é mais econômico que a opção líquida. Além disso, esse dispositivo de higiene pessoal é uma opção mais sustentável do que a opção em barra, visto que, geralmente a embalagem é feita de papel, que usa menos material do que o plástico do qual são feitas as garrafas de sabão líquido.

Clicando aqui você encontra um material completo sobre sabonete líquido e suas vantagens.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *