Quer saber o que é a inteligência de marketing? Aprenda aqui!

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A inteligência de marketing é uma estratégia que consiste na coleta e avaliação de dados e informações com o propósito de obter insights valiosos para o negócio. Desse modo, a empresa é capaz de realizar tomadas de decisões mais assertivas, aperfeiçoando os seus resultados.

As organizações que se dedicam regularmente à inteligência de marketing garantem uma importante vantagem competitiva no mercado. Isso acontece, principalmente, porque essa estratégia é capaz de melhorar a fidelização dos clientes por meio de ações mais direcionadas ao público-alvo do negócio.

Quer saber mais sobre como utilizar a inteligência de mercado na sua organização? Então, continue lendo este texto!

Adquira dados dos intermediários da empresa

A inteligência de marketing possibilita que a empresa obtenha informações valiosas dos intermediários de marketing, que costumam estar mais próximos do público e da concorrência do negócio. Essa ação possibilita insights importantes para a empresa.

Em uma pesquisa realizada pela ConAgra com alguns de seus varejistas, foi estudado como e por que as pessoas compravam alimentos. Assim, foi constatado que as pessoas que compravam pipocas das marcas Orville Redenbacher e Act II tinham uma forte tendência também para comprar Coca-Cola.

Dessa forma, foi possível desenvolver displays de exposição de ambos os produtos no interior das lojas, melhorando os resultados da empresa.

Realize pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é uma importante fonte de informações primárias para a inteligência de marketing. Com ela, é possível entender como anda o mercado, os consumidores e a concorrência. Realizar uma pesquisa de mercado permite, por exemplo, que a empresa saiba o que o seu público pensa sobre a marca ou seus produtos.

É possível, também, descobrir o quanto os consumidores estão satisfeitos e se eles voltariam a comprar com a organização novamente. Isso viabiliza o planejamento das futuras campanhas de acordo com o que os seus clientes e futuros clientes estão procurando.

Além disso, a empresa passa a ter uma inteligência competitiva em relação aos seus concorrentes por meio das informações valiosas sobre os seus consumidores.

Analise grandes volumes de dados com facilidade

O big data é um grande aliado nas estratégias de inteligência de mercado. Ele é responsável por tratar dados em alta velocidade e volume com uma grande variedade. Assim, a empresa pode obter informações valiosas de diversas fontes, como nas redes sociais ou na internet.

Existem, ainda, formas de utilizar o big data para monitorar equipamentos em tempo real e identificar cenários com a probabilidade de ocorrência de uma parada de produção. Também é possível apontar gargalos no processo produtivo ou agregar informações de diversas fontes de dados para a empresa.

Faça a análise de dados internos

A inteligência de mercado não é exclusiva para coletar dados fora da organização. Ela também deve ser utilizada por empresas que desejam aprimorar os seus processos internos, tornando-se cada vez mais competitiva no mercado.

As informações podem vir de diferentes fontes, como relatórios de atividades ou feedback dos colaboradores, necessitando apenas organizar os dados para tornar a análise mais centrada nos resultados.

Estar um passo à frente da concorrência é uma forma de oferecer os melhores produtos para o público-alvo do negócio. A inteligência de marketing possibilita atender as demandas do mercado B2B e direcionar os esforços para conquistar resultados cada vez melhores para a empresa.

Gostou deste texto? Aproveite para conferir o nosso artigo sobre como superar os 4 maiores desafios do marketing industrial!

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