Cursos & Carreira

Qualidade do ar interno é pauta da V ExpoQualindoor

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 29 de outubro de 2020
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Lançamento do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno, novas tecnologias, qualidade do ar no mundo, fiscalização, uso do ar-condicionado na pandemia são alguns dos temas tratados no evento.

A Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interior da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento realizaram a V ExpoQualindoor no dia 29 de outubro.

A programação virtual contou com a participação de renomados profissionais nacionais e internacionais, assim como, uma grade de palestras direcionadas às novas tecnologias, boas práticas e legislação.

O evento teve por objetivo tratar do tema “Qualidade do Ar Interno” de forma completa, abordando diversos aspectos e suas evidências em tempos de Covid-19, uso do ar-condicionado no dia a dia da sociedade levando em conta à saúde e segurança das pessoas em ambientes climatizados artificialmente.

Para Marcelo Munhoz, Presidente do Qualindoor e Sócio da Sicflux, “o intuito da realização da ExpoQualindoor é proporcionar conhecimento e divulgar as novas tendências sobre qualidade do ar interno ao setor e o momento atual é mais do que oportuno, com palestras de alto nível bem como palestrantes renomados sendo alguns internacionais”.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, os sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (AVAC) são usados para manter a temperatura e a umidade do ar interno em níveis saudáveis e confortáveis.

Um sistema bem mantido e operado pode reduzir a propagação da Covid-19 em espaços internos, aumentando a taxa de troca de ar, reduzindo a recirculação de ar e aumentando o uso do ar externo.

Os modos de recirculação (que recirculam o ar) não devem ser usados. Os sistemas AVAC devem ser regularmente inspecionados, mantidos e limpos.

Qualidade do Ar Interno em evidência

Na programação do evento o tema Qualidade do Ar de Interiores foi tratado sob diferentes aspectos, contando com a participação de especialistas internacionais e nacionais como:

  • Bjarne W. Olensen – Universidade Técnica da Dinamarca;
  • Paulino Pastor Pérez da Ambisalud/ FEDECAI – Federação de Empresas de Qualidade do Ar Interior da Espanha;
  • André Castilho – COVISA Coordenadoria de Vigilância e Saúde, entre outros representantes de empresas referencias no setor. 

A ExpoQualindoor tem por objetivo fomentar negócios no Brasil, por meio de troca de experiências em gerenciamento da qualidade do ar em ambientes internos, atualização profissional de normas técnicas, resoluções e legislações e perspectivas em relação ao tema do evento.

Como destaque desta edição, o lançamento oficial do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno, que tem por objetivo o desenvolvimento de ações para mobilização da sociedade e adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos,  tornando-os saudáveis e mitigando os efeitos nocivos de espaços insalubres que afetam a saúde e capacidade produtiva das pessoas, que provocam queda de desempenho e aumento do absenteísmo.

Fonte: ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *