Construção Civil

Protetor auditivo plug: qual sua importância e funcionalidade?

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 9 de junho de 2020
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O protetor auricular de plug também conhecido como protetor auditivo plug, é um EPI de uso obrigatório e fundamental em diversos setores, sendo responsável por proteger o canal auditivo do usuário contra ruídos de até 85DB. Esse equipamento de proteção auditiva possui como principal funcionalidade proteger a saúde dos ouvidos dos profissionais que estão expostos diariamente a trabalhos com altos ruídos, além de trazer segurança, ele ainda permite que os usuários consigam se comunicar de forma eficiente com todos de sua equipe. 

Contudo é preciso estar ciente para não errar na escolha correta para seu negócio, por esse motivo, preparamos esse artigo que aborda todos os modelos de protetores, qual a melhor escolha, onde são utilizados e muito mais.

Quais são os tipos de protetores auditivos plug?

No mercado podemos encontrar 2 modelos diferentes de protetores auditivos, são eles: tipo plug e tipo concha, podendo ser encontrado em diferentes materiais, como silicone, copolímero ou espuma. Vejamos abaixo:

  • Protetor auditivo plug de silicone: modelo possui 03 flanges para se encaixar facilmente ao canal auricular do usuário. Uma das maiores vantagens desse protetor é ser mais maleável e confortável em relação ao de copolímero.  Esse EPI é pode ser utilizado para trabalhos em indústrias alimentícias e químicas, têxteis e outras indústrias de maquinário leve e ruído contínuo. 
  • Protetor auditivo plug copolímero: similar ao de silicone, esse EPI possui estrutura mais rígida que garante maior durabilidade. Modelo recomendável para uso em: siderurgia, construção civil, centrais elétricas e distribuição, indústria de papel, logística, transporte marítimo, atividades agrárias e mais.
  • Protetor auditivo plug espuma: modelo dispõe de estrutura macia e hipoalergênica, garantindo maior conforto ao usuário. Ele pode ser encontrado com ou sem cordão, e seu uso é recomendado para as mais diversos atividades onde há ruído contínuo e intermitente. 

Qual a melhor escolha para seu negócio?

Para saber qual o protetor auditivo efetivo para seu negócio deve-se levar em consideração alguns quesitos, são eles: onde será utilizado, se é possível ouvir os demais membros da equipe com facilidade,qual seu nível de proteção, qual sua capacidade de atenuação e qual seu nível de conforto.

É de extrema importância também que o usuário leve em consideração seu histórico médico, em casos de infecções, irritações ou perda auditiva, somente um médico pode recomendar o protetor mais adequado.

Após ter definido essas etapas, é importante pesquisar qual fornecedor oferece protetores confiáveis e que possuam o certificado de aprovação.

Quais as principais normas e leis que o protetor auditivo deve atender?

Antes das empresas colocarem os trabalhadores expostos a altos ruídos é necessário que eles estejam atentos às normas e leis que regem a utilização adequada dos protetores auditivos.

O ouvido humano suporta ruídos de até 85 dB sem sofrer danos ou lesões, desde que não sejam constantes. Por essa razão, o Ministério do Trabalho exige disponibilização gratuita de protetores auditivos, em acordo com a Lei (Portaria MTB 3.2141/78, NR15, anexo 1).

Das normas que explicam as conformidades que as empresas devem seguir, podemos destacar a NR-6 e a NR-15.   

  • NR-6: norma que obriga às empresas a disponibilizarem EPIs para os trabalhadores, garantindo total proteção contra riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

  •  NR-15: norma que regulamenta os requisitos para realizar as atividades e operações insalubres de forma a garantir a proteção auditiva. tabela com os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente.

Onde utilizar os protetores auditivos?

Os protetores auriculares podem ser utilizados em indústrias em geral, construção civil, trabalhos com maquinários, fábricas, aeroportos, serviços marítimos, logísticas e muito mais.

Vale ressaltar que antes de qualquer atividade que possua efeitos sonoros prejudiciais a saúde do ouvido, é obrigatório estar com o protetor auditivo.

Como aplicá-lo corretamente?

Como aplicar os protetores auditivos plug?

Para que os protetores auditivos funcione com total eficiência é necessário saber colocá-lo corretamente. Siga abaixo as instruções de colocação de acordo com o modelo escolhido.

Protetor auditivo intra auricular:

  1. Para se colocar o protetor auditivo deve-se segurá-lo com as mãos limpas, entre o indicador e o polegar;
  2. Passe a outra mão ao redor da cabeça e puxe o topo da orelha para a inserção ser mais fácil;
  3. Insira no canal auditivo empurrando o protetor para se obter o melhor uso, de modo a resistir a remoção.

Como higienizar e conservar de maneira correta?

Assim como qualquer outro equipamento, devemos também tomar certos cuidados na hora da higienização e conservação, para isso é necessário estar atento as seguintes recomendações:

  1. Molhe o protetor auditivo com água fria e sabão neutro;
  2. Deixe de molho em um recipiente por alguns minutos;
  3. Esfregue com cuidado fazendo leves movimentos;
  4. Enxágue-o com água fria e corrente;
  5. Mantenha em local limpo, seco e longe de objetos cortantes.

Conteúdos adicionais

Se ainda restou alguma dúvida, fique tranquilo, pois separamos alguns vídeos explicativos contando um pouco mais sobre a importância do protetor auditivo e como ele é útil no dia a dia em diversos segmentos. Confira abaixo:

Qual a importância do protetor auricular?

Como colocar o protetor auricular? 

Saiba tudo sobre protetores auriculares

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *