Projeto “Tecnologia de Núcleo Aberto” é o vencedor do prêmio Hermes Awards 2013

2 minutos para ler

O projeto “Open Core” da Bosch Rexroth é o vencedor do Hermes Awards 2013, considerado um dos mais cobiçados prêmios de tecnologia, apresentado anualmente durante a maior feira global de tecnologia – a Hannover Messe, que aconteceu de 8 a 12 de abril na cidade de Hannover, Alemanha. Johanna Wanka, ministra federal da educação alemã, entregou o prêmio a Karl Tragl, presidente mundial da Bosch Rexroth. A empresa venceu os outros quatro finalistas: Ebm-papst GmbH & Co; Hirschmann Automation and Control Gmbh; Kaeser Kompressoren AG; Schildknecht AG.

“O software de engenharia Open Core coloca o equipamento em movimento através do conceito de indústria integrada; isso representa uma verdadeira mudança para os fabricantes de máquinas e equipamentos. Em nossa opinião, a solução e o modelo de negócio da Bosch Rexroth são inovadores e terão um impacto duradouro” explicou o prof. dr. Wolf-Dieter Lukas, chefe do departamento de Tecnologias do Ministério Federal da Educação e Pesquisa e membro do júri do prêmio Hermes.

O projeto
Em português chamado de “Tecnologia de Núcleo Aberto”, o projeto vencedor é um software que conecta os anteriormente separados ambientes de Programmable Logic Controller – PLC e Tecnologia de Informação – TI, utilizando um portfólio compreensível de padrões abertos, ferramentas de software, pacotes de funções e interface de núcleo aberto.

Esse desenvolvimento abre a já conhecida engenharia baseada no sistema PLC para os benefícios da linguagem de programação de alto nível. Já a engenharia de núcleo aberto faz com que exista a possibilidade de rodar funções inovadoras na forma de aplicativos em dispositivos externos (como smartphones), juntamente com aplicativos de TI, capazes não só de ler, mas de gravar dados no sistema de controle, adicionando funções de software individuais e dispensando o suporte direto do fabricante.

“Estamos orgulhosos por sermos reconhecidos deste modo, porque isto mostra que a Bosch Rexroth está desenvolvendo as soluções certas para as rápidas mudanças tecnológicas”, enfatiza o presidente mundial da Bosch Rexroth.

Equipe de desenvolvimento do software de engenharia Open Core (da esquerda para a direita): Volker Schlotz, Thomas Wolt er, Christopher Sokoll, Andreas Sokoll, Jens Reckwell, Sebastian Krauskopf e Thomas Gabler.
Equipe de desenvolvimento do software de engenharia Open Core (da esquerda para a direita): Volker Schlotz, Thomas Wolt er, Christopher Sokoll, Andreas Sokoll, Jens Reckwell, Sebastian Krauskopf e Thomas Gabler.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-