Produtos & Serviços

Porque os websites são fundamentais na estratégia de negócios das empresas?

agosto 25, 2009
Tempo de leitura 1 min

InternetNos últimos cinco anos a Internet passou a ser o primeiro ponto de busca por qualquer tipo de informação. Basta alguém precisar alguma coisa e a Internet é utilizada. Até aí, nenhuma novidade.

Porém, este uso descomunal da Internet parece não ter sido percebido pelos maiores interessados – os donos de websites. Hoje, o website é o ponto de retorno da maior parte da divulgação de uma empresa.

Olhe para sua empresa e veja o quanto ela está investindo todos os anos em divulgação – anúncios, feiras, brindes, equipe comercial, etc. Já passou por sua cabeça que a maior parte das pessoas, potenciais compradores de seus produtos ou serviços, vai fazer uma parada estratégica em seu website para obter maiores informações e só vai entrar em contato se estiver confortável com as informações dadas pelo seu website?

E o pior é que você nem sabe que estas pessoas foram ao seu website, pois a Internet garante o anonimato.

Poucas empresas conseguem avaliar o quanto um website pode atrapalhar os negócios. Uma pesquisa realizada pela revista NEI junto aos seus leitores em 2008 fez a pergunta “Quando você encontra um produto que interessa na revista, como faz contato com o fornecedor?”. Mais de 72% vão primeiro ao website, para só então decidir se entram ou não em contato.

Um website não tem grande capacidade de promoção, uma vez que você precisa levar tráfego qualificado até ele. Mas um bom website pode converter este tráfego em oportunidades de vendas.

Veja também o artigo: Internet: como usá-a para aumentar suas vendas

Crédito: Cyro Cabral tem mais de 35 anos de experiência em empresas de tecnologia e consultoria, como Compucenter, DRC e Price Waterhouse.

Você também pode gostar

5 Comentários

  • Responder Waldir de Menezes setembro 3, 2009 at 12:19 pm

    O artigo escrito pelo Cyro no blog Nei é realmente interessante me mostrou em capitulos
    a reconhecer erros em meio site ,gostaria de suas criticas e opniões a respeito do mesmo.
    Internet:como usá-a para aumentar as vendas leia-se Internet:como usa-la para aumentar as vendas OK.
    Parabens pelo seu artigo Cyro.

    Grato

    Waldir

  • Responder cyro setembro 11, 2009 at 7:21 pm

    @Waldir de Menezes
    Waldir

    Com certeza iremos avaliar seu website! Obrigado pelo post.

    Cyro

  • Responder Wagner Gonsaez setembro 21, 2009 at 10:27 am

    O tema utilizado ao web site é muito bom e deve ser expandido a todos os setores onde o cliente possui contato com a empresa.
    Algumas empresas anunciam em revistas e depois de algum tempo reclamam que as revistas não trazem resultados, porém o que vejo no mercado industrial é bem diferente do que ocorre no mercado de varejo ou moda (do qual trabalhei 10 anos).
    As industrias devem saber que o cliente ao ver seu anúncio entrará em contato com voce poir algum meio, seja ele internet (site, email, chat, skype) ou telefone.
    e ai as empreasas pecam, sites mal formulados, equipes de atendimento mal treinadas e cordiais somente afastam os clientes e voce nunca vai saber o motivo deste afastamento.
    Portando enumero algumas preocupações que devemos ter com atendimento, mas aqui vou citar apenas relacionado a web site:
    Usabilidade e navegabilidade
    1 – se coloque no lugar do cliente, como o cliente procura seu produto? Faça testes com pessoas, solicite a estas pessoas que encontrem 3 ou 4 informações no seu site e veja como elas agem, se as respostas demorarem a ser encontradas….repense o site.
    2 – Nomenclatura, navegação…se estas informações não forem encontradas ou associadas por pessoas de fora da empresa…repense o site.
    3 – aparência visual (contraste, cores, letras) se as pessoas não conseguem ler, entender será impossivel.
    4 – atualização, informação velha só é util em arquivos, atualize-se, use novas tecnologias, complemente seu site anualmente.
    5 – Imagens – imagens de boa qualidade ajudam a vender seu produto, principalmente quando pode se ampliar.
    6 – novas tecnologias, há muitas tecnologias que podem ser aplicadas, não vou citar todas pois para cada realidade uma é adequada e outra não, busque com seu webmaster o que pode ser inserido.

    Agora como profissional de marketing informo, o mais difícil é fazer a alta gerência entender essa importância, mas depois de fazer a empresa não volta atras.

  • Responder cyro setembro 21, 2009 at 1:36 pm

    @Wagner Gonsaez
    Wagner:

    Seu comentário é perfeito. No Brasil ainda existe enorme falta de conhecimento sobre o uso da Internet para os negócios da empresa.

  • Responder Ivo Kalb outubro 5, 2009 at 3:22 pm

    O assunto é muito importante e atual.
    Colega do México nos perguntou se tinhamos “paginas amarelas” no Brasil. Respondemos que sim, e que poucos ainda consultam, talvez para pedir pizza. Para compras importantes hoje primeiro se busca na internet. E tem muito site ruim por ai, não só no Brasil.

  • Deixe um comentário


    Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743