Polo metalmecânico do RS atrai empresas paulistas

5 minutos para ler

Visando ampliar mercados e aumentar a visibilidade da marca, empresas paulistas investem em novas filiais na região e se reúnem anualmente na Mercopar, mais importante feira de inovação industrial da América Latina, que acontece em outubro, em Caxias do Sul.

Ponto de encontro para as empresas fornecedoras dos setores de Automação Industrial, Borracha, Eletroeletrônico, Energia e Meio Ambiente, Metalmecânico, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Plástico e Serviços Industriais, a Mercopar é considerada hoje, em sua 20ª edição, a mais importante Feira de Subcontratação e Inovação Industrial da América Latina.

O evento acontece de 18 e 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul – RS e deverá reunir mais de 500 expositores nacionais e internacionais, em seus quatro dias de realização. Desses, aproximadamente 25% são empresas paulistas, que buscam ampliar ou fortalecer sua rede de contatos de negócios e clientes no Sul do País. “Elas apostam no potencial da região e seus investimentos incluem, além da participação na feira, novas filiais e representações locais” conta Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG, promotor do evento realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

É o caso da empresa Aços Vic, com sede na capital paulista, que atua no segmento de trefilação (processo mecânico que confere aos materiais precisão dimensional e melhor propriedade mecânica) de barras de aço e de tubos e que conta com representação comercial em Caxias do Sul. “Nossa presença na Mercopar se insere na estratégia de incrementar a participação de nossa linha de produtos nos mercados da região Sul do Brasil e do Mercosul, que Caxias do Sul representa como polo industrial irradiador de conhecimento e inovação”, explica Nilton Troiani, diretor comercial. Segundo ele, a Aços Vic fornece principalmente para a indústria de autopeças e motocicletas e ainda para fabricantes de compressores, motores, eletrodomésticos e linha branca.

Nova base de negócios em Caxias do Sul

O Grupo Açotubo, de Guarulhos/SP, é um dos que investe na região e participa da feira com o objetivo de encontrar clientes e identificar novas oportunidades de projetos e negócios. “Com a nova filial em Caxias do Sul e com a de Porto Alegre, vamos atuar fortemente em todo o estado do Rio Grande do Sul”, conta José Ribamar Bassi, diretor comercial. De acordo com ele, a nova base em Caxias conta com toda a linha de produtos e serviços oferecidos pela empresa – como eixos usinados e tratados para moenda de cana, barras de aço, perfis estruturais e tubos de aço carbono, entre outros – e será o grande destaque da empresa na feira.

Recentemente a companhia anunciou a fusão com as empresas Incotep e Artex Aços Inoxidáveis, já pertencentes ao Grupo e colocou no ar seu novo portal criando um canal para orçamentos online e consultoria técnica. “Essas iniciativas devem contribuir para o alcance da nossa projeção de faturamento, que é de R$ 900 milhões este ano, e com a perspectiva de ultrapassarmos a marca de R$ 1 bilhão, em 2012”, informa o executivo.

Faturamento global de 1,6 bilhão de euros

Assídua expositora da Mercopar, a SEW-Eurodrive, multinacional de origem alemã fabricante de bens de capital, está no mercado brasileiro desde 1977 e posiciona-se como líder no segmento de acionamentos para a indústria nacional. Seus equipamentos para acionamento de máquinas são utilizados em diversos setores industriais e empregados em todo tipo de equipamento que necessite de movimento, incluindo aqueles presentes no dia a dia dos consumidores, como escadas rolantes, tetos retráteis, elevadores e esteiras de bagagem em aeroportos, entre outros. A empresa atua em mais de 44 países e possui 15 fábricas instaladas na França, Finlândia, Estados Unidos, Rússia, China e Brasil.

“Participamos há vários anos da feira sempre apresentando nossos principais lançamentos e inovações. A Mercopar é uma excelente oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes da região e prospectar novos negócios”, diz Alexandre dos Reis, diretor de marketing e vendas.

Segundo ele, a subsidiária brasileira possui duas fábricas (Guarulhos/SP e Indaiatuba/SP), três montadoras (Guarulhos/SP, Joinville/SC e de Rio Claro/SP), 15 filiais regionais de vendas (incluindo a filial do Rio Grande do Sul, com base em Porto Alegre), 15 centros de serviços e uma rede de representantes que cobre todo o País. “Empregamos cerca de 1.700 profissionais no Brasil e nossa estrutura inclui ainda 75 montadoras localizadas em vários pontos do mundo. Atualmente, o Grupo conta com mais de 13 mil funcionários e fatura globalmente cerca de 1,6 bilhão de euros”, finaliza Reis.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-