Petrocoque construirá unidade de cogeração de energia em Cubatão

2 minutos para ler

Para implantar uma nova unidade de cogeração de energia elétrica com capacidade de 18 MW, a Petrocoque, localizada em Cubatão (SP), contará com financiamento de R$ 67,6 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Cerca de 60% desse valor será destinado à aquisição de equipamentos nacionais e o restante, aplicado na construção da planta. Devem ser criados 250 empregos na fase de implantação e 23 novos postos a partir do início da operação, esperada para janeiro de 2015.

O projeto prevê o aproveitamento da energia térmica acumulada na transformação do Coque Verde de Petróleo – CVP, fornecido pela Petrobras, em Coque Calcinado de Petróleo – CCP, insumo importante para a indústria do alumínio e principal produto da Petrocoque.

O resfriamento dos gases resultantes do processo alimenta unidades geradoras de vapor, que, por meio de um turbogerador, produz energia elétrica. Além de não demandar nenhum tipo de novo insumo, tendo baixo impacto ambiental, a nova unidade de cogeração deve aumentar a eficiência energética da planta industrial.

Da energia gerada, estima-se que 4 MW serão utilizados pela Petrocoque, enquanto os 14 MW restantes serão exportados para o sistema elétrico interligado e vendidos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-