Petróleo & Pré-sal

Petrobras confirma importância de parcerias para as tecnologias do Pré-sal

maio 11, 2013
Tempo de leitura 1 min

“A colaboração com universidades de todo o mundo, empresas e fornecedores tem sido uma prática da Petrobras e tem gerado muitos frutos”, disse Solange da Silva Guedes, gerente executiva de engenharia de produção da área de Exploração e Produção da Petrobras, destacando as oportunidades de desenvolvimento tecnológico geradas com a descoberta do Pré-sal. A declaração fez parte da apresentação de Solange no painel Global Deepwater Technology Development, realizado em 6 de maio em Houston, EUA, que abriu o primeiro dia do evento Offshore Technology Conference.

“Com tecnologia, conseguimos, apenas sete anos depois da descoberta, produzir 300 mil barris por dia na região”, dimensionou a executiva. Entre os destaques tecnológicos no Pré-sal, a gerente pontuou os avanços nas áreas de desenvolvimento de soluções avançadas de caracterização de reservatórios, as tecnologias de perfuração e completação de poços, os sistemas de equipamentos submarinos, a integridade de instalações e o processamento e o tratamento de CO2.

Solange destacou que o desenvolvimento de tecnologias em parceria com outras instituições conta, na Petrobras, com programas estratégicos de sucesso comprovado, como o Programa de Capacitação Tecnológica em Águas Profundas – Procap, que viabilizou a maior parte das soluções para a Bacia de Campos. “O primeiro Procap foi criado para desenvolver tecnologia para produção em campos com mais de 400 metros de profundidade”, contou. “Hoje, o Procap Visão Futuro busca antecipar necessidades, prover e aperfeiçoar tecnologias.” O programa é voltado para soluções tecnológicas na área de exploração e produção de óleo e gás e agrega mais de 40 instituições do mundo nas áreas de engenharia de poços, logística, reservatórios e sustentabilidade.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743