Maxiforja e Siemens PLM na rota da Indústria 4.0

4 minutos para ler

Parceria estratégica entre Siemens e Maxiforja garante competitividade no desenvolvimento de produtos forjados por meio da manufatura digital.

 

Planta Maxiforja em Canoas (RS)

Uma das maiores forjarias nacionais e produtora de componentes e sistemas mecânicos para mercado automotivo, agrícola e industrial, localizada em Canoas (RS), a Maxiforja conseguiu atingir por meio da sua política de transformação digital uma cobertura completa em termos de digitalização dos processos relacionados ao gerenciamento do ciclo de vida de seus produtos.

Com cerca de 750 colaboradores, a Maxiforja atende ao mercado brasileiro e exporta para Estados Unidos, México e Suécia. Criada em 1963, a empresa familiar viu em logo no início dos anos 2000 a necessidade de digitalizar seus processos para aumentar a produtividade e diminuir o tempo de desenvolvimento dos novos produtos, algo que reconhecido pelos clientes até hoje.

“A parceria com a Siemens começou em 2001 com a substituição das plataformas de CAD 2D por licenças para modelamento e programação de usinagem (CAD/CAM). Hoje totalizamos cerca de 60 licenças de CAD e Teamcenter para a gestão dos arquivos de engenharia e produção. “O investimento e a parceria nos trouxeram muita agilidade no ambiente produtivo, logo no início, conseguimos reduzir a produção dos ferramentais de forja de três meses para três semanas”, explica Jaques Araripe Suris, coordenador de engenharia de produto da Maxiforja.

Com os softwares incorporados na rotina, a Maxiforja detém todo controle de revisões e aprovações com um fluxo de trabalho digitalizado que permite a integração entre as áreas e o uso da mesma base de dados, levando toda a empresa a trabalhar de forma simultânea na mesma versão do projeto.

Atuando na Maxiforja há 19 anos, Suris diz que “lá atrás tomamos a decisão de escolher a Siemens porque sabíamos que as soluções eram confiáveis e poderiam com qualidade suprir nossa demanda.

Atualmente, a Maxiforja utiliza cinco soluções da Siemens PLM:

  • FEMAP 

    Plicado na simulação sistemas mecânicos fornecidos para indústria agrícola, otimizando componentes, reduzindo peso e oferecendo soluções mais competitivas para mercado.

  • Plant Simulation

    Utilizado pela companhia nos projetos projeto de expansão e adequação de layout. Algumas células de usinagem e a nova expedição tiveram seus fluxos e equipamentos definidos com base nas simulações realizadas nesta solução. Hoje, a Maxiforja ocupa uma área construída de cerca de 30.500 m²

  • Team Center 

    Até então todos arquivos de projetos CAD/CAM eram armazenados em sistemas comerciais não dedicados. Para otimizar o trabalho de compartilhamento, foram adquiridas 40 licenças do TeamCentar, que são utilizadas para controle de versões, workflows e cronogramas de projetos.

  • NX CAD/CAM

    Empregado na realização de modelos 3D e processamento do programas de usinagem.

  • Line Designer 

    Utilizado em projetos relacionados aos projetos de engenharia Civil. Atualmente o Line Designer é utilizado em projetos de toda planta da Maxiforja.

Para o futuro a Maxiforja prevê a manutenção dos investimentos em infraestrutura de TI e ampliação dos projetos de manufatura digital, segundo, Tomaz Petracco, gerente de forjaria, “Tudo o que realizamos até agora foi criar condições básicas para a implementação de ferramentas mais sofisticadas, como os processos adaptativos e de decisão autônoma. Assim como a manufatura enxuta representou mais que prevenção de desperdícios, a indústria 4.0 irá representa mais do que a conexão de máquina e produtos. Ela nos dará oportunidade de acompanhar os eventos da fábrica e tomar as decisões em tempo real.”

Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, é uma das principais fornecedoras mundiais de soluções de software para impulsionar a transformação digital da indústria, criando novas oportunidades para que os fabricantes percebam a inovação. Com sede em Plano, Texas, e mais de 140.000 clientes em todo o mundo, a Siemens PLM Software trabalha com empresas de todos os tamanhos para transformar a forma como as ideias ganham vida, a forma como os produtos são realizados e a forma como os produtos e os ativos em operação são usados e compreendidos. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite www.siemens.com/plm.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Siemens PLM Software

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-