Parceria de BIT 9 e Senai inova na forma de qualificar profissionais da indústria

2 minutos para ler

O Simulador de Soldagem Industrial já está em uso no Senai Alagoas e em breve será realidade no sistema de ensino profissional em todo o Brasil

Com uso de um tablet Cintiq 22HD da Wacom, empresa especializada em tablets para criação digital, o Senai Alagoas e a BIT9 desenvolveram o Simulador de Soldagem Industrial MIG/MAG e TIG para ser utilizado pelos docentes do Senai na capacitação dos futuros profissionais industriais.

O simulador reproduz em escala real todas as operações e posições de soldagem estabelecidas pela norma, com interação por sistema de coordenadas, que incluem parâmetros como: posição, inclinação, pressão e rotação da tocha de soldagem.

Entre os benefícios do projeto destacam-se a redução de custos e do tempo de formação de profissionais, de despesas com energia elétrica e material de consumo, redução da ocupação dos postos de trabalho nos laboratórios de soldagem e, principalmente, a eliminação dos riscos de acidentes na fase mais crítica de preparação de soldadores.

A escolha da tecnologia Wacom foi estratégica, pois os idealizadores precisavam agregar ao projeto um princípio de realidade na simulação dos processos de soldagem MIG/MAG e TIG, que exigia uma perfeita integração entre a tecnologia disponível na Cintiq 22HD com o software simulador de soldagem.

O simulador está disponível em duas linguagens de programação: Microsoft visual C++, responsável pela leitura dos dispositivos USB, como Hardlock e Tablet, e o Q3D para programação gráfica. “Vale ressaltar também o diferencial da caneta digital, que acompanha o produto, com tecnologia indutiva de precisão, proporcionando elevados níveis de detecção de pressão na ponta e ampla faixa de angulação, requisitos imprescindíveis para o sucesso na utilização do Simulador de Soldagem”, complementa Jean Cavalcante, líder da área de automação industrial e instrumentação do Senai-AL.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-