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Para que serve um Código de Conduta Ética na sua empresa?

março 14, 2011
Tempo de leitura 3 min

Fraude, Corrupção, Suborno, Roubo de Informação Sigilosa, Assédio Moral e Sexual. Para que serve um Código de Conduta Ética na sua empresa?

O Código de Conduta Ética é uma ferramenta que orienta os negócios e a conduta desde acionistas e investidores até funcionários do chamado chão de fábrica. É um documento que explicita os princípios e valores da empresa, deixando transparente e público o que se espera de todos os envolvidos. Esse documento é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da governança corporativa.

Para muitas empresas, é uma ferramenta dinâmica, cuja aplicação é obrigatória, servindo de referência para parceiros comerciais, fornecedores, mídia e demais colaboradores da cadeia virtuosa dos negócios. Um Código de Ética busca atender todas as possibilidades inerentes ao desenvolvimento diário e, muitas vezes, inegociáveis a respeito de práticas cotidianas.

Hoje, elaborar, implantar e monitorar um Código de Ética é também, sob o ponto de vista da gestão estratégica, gerenciar o risco e contingenciar situações que podem colocar em situação delicada a imagem e a reputação de uma empresa, como, por exemplo, ações de discriminação de homossexuais em equipes homogêneas lideradas por homens brancos; uso do patrimônio da empresa para interesses particulares; ações que configuram suborno, roubo, assédio moral ou sexual; uso indevido de informações sigilosas da empresa e/ou repasse aos concorrentes; postura indevida de funcionários com uniforme da empresa gravada e disponibilizada na internet; fraudes e maquiagem de dados financeiros e apropriação indébita; entre outras situações desagradáveis. Vale trazer a tona empresas e instituições que já pagaram caro por processo de assédio moral, racismo, discriminação sexual: veja aqui.

Para esclarecer os funcionários a respeito da conduta a ser seguida, indústrias implantam e monitoram seus Códigos de Conduta Ética, com informações importantes que devem ser esclarecidas já no período de contratação dos funcionários e atualizadas e divulgadas por meio de ações de comunicação interna ou mesmo por avaliação, por meio de Quizz utilizados para avaliar a aderência dos valores das empresas pelo seu público, a cada 3 ou 6 meses.

Assuntos como conflito de interesses, brindes, relação com comunidades, clientes e fornecedores, propriedade intelectual, patrimônio da empresa, assédio e abuso do poder, contratos e registros contábeis e muitas outras orientações, podem auxiliar o funcionário no entendimento das condutas que a empresa tem como premissas. Vale destacar que o Código deve possuir orientações para as denúncias éticas, encaminhando os funcionários denunciantes para canais de comunicação, como ouvidoras e “fale conosco”, ou “linhas da integridade” que possam garantir o sigilo da informação e evitar casos de retaliação ou perseguição. Cabe ao Comitê de Conduta Ética analisar as denúncias e aplicar os preceitos explícitos no Código.

Vale conferir alguns Códigos de Conduta Ética disponíveis na internet, como o Credo da Johnson&Johnson. Outros sites, como o da PepsiCo, CPFL e  Votorantim, também apresentam seus Códigos de Ética.

Para esse assunto é válido adaptar o ditado popular: “é mais importante e mais barato prevenir do que remediar”!

Crédito: artigo escrito por Ana Paula Arbache, sócia diretora da Arbache Consultoria e responsável pelas ações de gestão de pessoas, cidadania corporativa, sustentabilidade ética, social e ambiental.

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