Cursos & Carreira, Meio Ambiente

Para a formação de líderes competentes é preciso falar em empresas e indústrias sustentáveis do ponto de vista social, ambiental e lucrativo

outubro 13, 2010
Tempo de leitura 1 min

As empresas e indústrias precisam se perguntar: até que ponto o meu negócio é muito ou pouco aderente à sustentabilidade, de que tipo de empresa estamos falando e se haverá oportunidades de crescer, de implantar tais conceitos.

Saber, conhecer e desenvolver práticas aliadas à sustentabilidade já é, para alguns profissionais, uma realidade e, para outros, em pouco tempo, também se concretizará. Tal fato é percebido nos processos de captação e retenção de talentos, nos quais os valores éticos são percebidos e valorizados nestes contextos. Além de ser uma alavanca em seu portfólio, o tema e as práticas sustentáveis colocam o profissional que as utilizam em uma categoria de profissionais capazes.

O debate e as ações em torno da sustentabilidade devem deixar de ser envolvidas por ações ingênuas, descontinuadas e fragmentadas. Quando assumimos as intencionalidades nas ações sustentáveis, as mesmas passam a ser encaradas como estratégicas, focadas inteligentemente para auxiliar os negócios lucrativos.

São empresas que desenham práticas sociais contributivas para seus negócios, mesmo que não em curto prazo, mas que podem se potencializar em médio e longo prazo, como as franquias de ensino que atuam em chão de fábrica para futuros funcionários moradores das circunvizinhanças, que obtém sucesso. Todo este trabalho é estratégico, moldado por profissionais competentes, capazes de vislumbrarem o potencial dessas práticas. Sustentabilidade deve ser encarada pelas indústrias como estratégia, sempre!

Crédito: artigo escrito por Ana Paula Arbache, sócia diretora da Arbache Consultoria e responsável pelas ações de gestão de pessoas, cidadania corporativa, sustentabilidade ética, social e ambiental.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743