Meio Ambiente

O que é sustentabilidade?

outubro 6, 2011
Tempo de leitura 3 min

E emissões antropogênicas? Tomate orgânico? Outro dia, li uma matéria sobre o filólogo Evanildo Bechara que, do alto de seus 80 anos defende que devemos ser poliglotas em nossa própria língua, afinal, “ninguém vai à praia de fraque ou de chinelo ao municipal”.  Este mesmo senhor enfatiza a necessidade de cultivo da norma culta nas escolas.

O idioma é a quintessência de um povo.  É o que o define, abarca, purifica.  Os esquimós têm 52 diferentes palavras para neve e o português é o único idioma que tem saudade.

Anos atrás encerrei uma discussão filosófica com um amigo inglês com a simplicidade da afirmação: “eu não vou discutir com alguém que não sabe a diferença entre ser e estar”.

A riqueza da língua está justamente na capacidade de nos fazermos entender além da razão. Neruda despe-se do Nobel para nos desvendar suas entranhas de poeta, ao nos contar que:

Quando eu nasci a minha mãe morria
com uma santidade de alma em pena.
Seu corpo era translúcido. Ela tinha
sob sua carne um luminar de estrelas.
Morreu. Mas eu nasci.
Por isso levo um invisível rio em minhas veias,
um invencível canto de crepúsculo

que me estimula o riso e mo congela.”

Saramago nos descreve os apuros passados pelos humanos quando a morte apaixona-se e – por amor – resolve não mais cumprir sua função.


Leia outros artigos sobre Sustentabilidade:
– Sustentabilidade | Blog NEI
– Sustentabilidade | NEI.com.br

Siga-nos no Twitter: @sistemanei

Assine nosso feed.

E por deixar de lado o lirismo, não nos é necessário tratar com vilipendio a língua.

Quando falamos de emissões de gases de efeito-estufa causadas pelo homem, referimo-nos a emissões antrópicas, pois esta é a palavra que define ação provocada pelo ser humano.  Antropogênico é o que faz parte de nossa herança genética e, certamente provocar o aquecimento global não está em nosso DNA.

Ao comprar um tomate orgânico devo supor que aquele da outra prateleira é inorgânico?  Ora, a este ponto, já sabemos que o tomate orgânico é cultivado sem o uso de produtos sintéticos, como pesticidas ou fertilizantes.  Uma rápida olhada no dicionário nos permitiria definir este puríssimo rebento da natureza como tomate agrófilo ou simplesmente tomate natural?

Até que finalmente chegamos à palavra da vez: sustentabilidade.

Para onde quer que voltemos nossa atenção deparamo-nos com o banco brasileiro que é sustentável; com o único evento musical totalmente sustentável; com o carro sustentável; com o plástico sustentável; com a agricultura que agora, além de orgânica é sustentável.

Sustentabilidade é a qualidade do que pode se sustentar.  Certamente, um banco terá que ser sustentável, com as tarifas praticadas, bem como um evento musical, cujos ingressos foram totalmente vendidos.  Podemos entender a sustentabilidade de um carro, que consegue manter sua totalidade encimando suas quatro rodas.  Um pouco mais complexo é entender um plástico como sustentável.

A verdade é que o emprego incorreto e leviano da palavra esconde a intenção de proclamar aos quatro ventos a ecossustentabilidade do anunciado ou a capacidade de existência de algo dentro dos critérios de respeito ao meio-ambiente, à sociedade, à vida.  Pedindo perdão pelo trocadilho, que nossas atitudes encontrem eco na razoabilidade, no aprofundamento do conhecimento, no respeito à vida, à Terra, à nossa língua.

Por Patrizia Tomasi, CDM-Expert da UNFCCC (Conferência-Quadro sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas) e sócia da Planck E.

A Planck E realizará uma nova edição do treinamento intensivo composto pela junção dos cursos introdutórios e avançado sobre Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) ministrado por Patrizia Tomasi, reconhecida pela ONU como expert em projetos geradores de créditos de carbono.
Mais informações aqui: http://creditos-de-carbono.com/ccnmg.asp

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743