Produtos & Serviços

O que é Logística?

março 29, 2010
Tempo de leitura 4 min

Quando perguntadas “O que é Logística”, a maioria das pessoas responde que é a distribuição ou a entrega de materiais para os clientes. Sim, este é o ponto final da cadeia. Porém, esquecemos que para distribuir ou entregar, precisamos ter o material em “estoque”, e para isso é necessário produzir e que para produzir, precisamos comprar matérias-primas e componentes. Significa que a Logística engloba todo o fluxo operacional, de forma que os elos dessa cadeia interna da empresa consigam atender as necessidades dos clientes. Para isso é necessário que cada um faça sua parte, procurando atender as necessidades dos clientes  -internos e externos – sem esquecer de também atender os objetivos traçados pela direção da empresa em seu Planejamento Estratégico.

De acordo com Ronald H. Ballou, em seu livro “Logística empresarial”: “a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço aos clientes a um custo razoável”.

Veja o fluxo abaixo:

Fluxo

 

 

 

 

 

 

Para que a empresa faça Logística é necessário ir além dos conceitos estabelecidos pela Direção da empresa, em conjunto com seus Gerentes e Supervisores. É preciso o que chamo de “incorporar o espírito de Logística”. Isto significa que TODOS são responsáveis por fazer esse processo acontecer. De forma bem simples e didática:

a)      Setor de Compras ou Suprimentos – precisa comprar bem, procurando negociações onde ambos ganhem com o negócio e boas parcerias. Quando a empresa ganha e o fornecedor não, o que vai acontecer no futuro é que este fornecedor não vai atender bem, pode provocar atrasos e isso pode levar a um problema muito sério, como uma parada de produção; pior ainda, se esse atraso provocar uma parada de produção em prejuízo ao cliente. Se isso ocorrer, a empresa pode até perder clientes.

b)      Setor de Manufatura ou Produção – precisa produzir para atender os clientes nos prazos solicitados, interagindo com informações de disponibilidade de produto. Se a produção vai atrasar, é necessário informar a área comercial para que previna o cliente. Quando um cliente solicita uma quantidade maior, ou muda o prazo de entrega, ou, ainda, muda a especificação do produto, é necessário conversar com o cliente e entender o que houve no processo e tomar as ações necessárias dentro da empresa. Nestes casos, tanto o negociador quanto a área de Produção precisam ter flexibilidade para entender o que ambos podem fazer para atender estas mudanças, sem causar prejuízos à empresa.

c)      Setor de Armazenagem e Distribuição (Transporte) – é necessário armazenar de forma correta, considerando desde a limpeza do armazém, até a organização dos produtos  e sua correta identificação. Por exemplo, não adianta guardar uma embalagem com um pequeno “defeito”, pois pode acontecer que no momento em que este produto for faturado, esta embalagem precise ser trocada e isso pode atrasar a entrega (isso normalmente acontece quando um produto precisa ser faturado para um cliente que está precisando do produto com “urgência”). A área de Distribuição (Transporte) precisa entregar conforme as necessidades dos clientes, mas para isso é necessário “informação” de quando o cliente vai precisar. É fundamental que o produto seja faturado no prazo, de forma que seja possível carregar e se deslocar até o cliente.

Podemos observar que o fluxo de informações ocorre a todo o momento, e que essas informações devem ser transmitidas de forma clara, porque quando a informação é ruim haverá um processamento ruim e por sua vez o resultado será ruim. Isso tudo parece simples e óbvio, mas quando colocado em prática vemos que muitos problemas acontecem porque as pessoas não estão preparadas ou porque não conhecem o conceito de Logística e o processo como um todo.

Crédito: Celso Luchezzi é graduado em Tecnologia Proc. Prod. – FATEC, Matemática – Uniban, MBA Logística Empresarial – FGV.

Tem dúvidas sobre Logística? Quer que seja comentado aqui no Blog NEI algum tema específico de Logística? Deixe seu comentário neste post que nós vamos respondê-lo!

Você também pode gostar

27 Comentários

  • Responder Davis abril 10, 2010 at 1:20 am

    Celso,

    pode me dar algumas dicas como número, códigodos de barras nos produtos no estoque?
    mas detalhado por favor

  • Responder Celso Luchezzi – Consultor em Logística e Professor Universitário abril 13, 2010 at 11:20 pm

    Davis

    O código de barras vai servir pra vc separar, receber, expedir, manter organizado seu fluxo armazém. Porém isso só não resolve, para que haja um bom fluxo operacional é necessário um processo bem definido.

    Força, Fé, Coragem
    Celso Luchezzi – Consultor em Logística e Professor Universitário

  • Responder www.totalcad.com.br maio 26, 2010 at 2:23 am

    Favor informar o nome, telefone e e-mail de um profissional do departamento de projetos ou desenvolvimento de produtos para contato!

  • Responder Marcia julho 6, 2010 at 11:16 am

    Gostaria de saber mais detalhes sobre
    Produtos logistica!!!

    • Responder Suzie Clavery Caldas julho 7, 2010 at 9:29 am

      Olá Márcia,

      Você pode enontrar centenas de produtos relacionados a logística na área de lançamentos de produtos do site http://www.nei.com.br e também encontrará mais de 50 mil fornecedores que você pode consultar para obter mais informações através do prórpio site NEI. Aproveite para visitar o http://www.nei.com.br e registrar-se para ter acesso gratuito e ilimitado a todas as informações sobre o tema.

      Abs,
      Suzie

  • Responder tania penha julho 7, 2010 at 4:04 pm

    Celso, poderia me indicar onde encontro informações sobre logistica de eventos. Estou desenvolvendo uma tese e preciso de fontes para esta pesquisa.
    grata

  • Responder Tassiana setembro 9, 2010 at 3:01 pm

    Olá.

    estou com um probleminha para resolver uma questão de logistica. será que o sr. poderia me ajudar??

    Att
    TAssiana

  • Responder Adriana dezembro 22, 2010 at 10:46 am

    Logística é fundamental, vou começar a estudar agora pós em logística empresarial pelo IESB em Brasília, e estudei um pouco a logística como um todo, é um tem que estou me apaixonando cada vez mais. Gostei do post, muito esclarecedor. =)

  • Responder Guarda Móveis fevereiro 10, 2011 at 3:40 pm

    parabéns pelo post. Você colocou de forma clara o que é afinal a logística e o que ela engloba.Muitas pessoas não sabem que ela começa na produção da matéria prima até a entrega ao destino final que é o cliente.

  • Responder Diih março 26, 2011 at 7:33 pm

    Oi, parabéns pelo post, me tirou muitas dúvidas em relação a um trabalho, mas eu queria mais detalhamento da seção de compras, se ela abrange mais alguma coisa, poderia me explicar ? Muito obrigada.

  • Responder Wesley de Almeida Sarto março 28, 2011 at 9:24 am

    @Diih , obrigado por acompanhar o blog NEI. Veja esse link: http://goo.gl/kIoET
    Nele há alguns textos sobre compras que talvez te ajude.
    Grande abraço!

  • Responder blog.nei.com.br abril 6, 2011 at 7:42 am

    O que e logistica.. Retweeted it 🙂

  • Responder Guarda moveis sp abril 11, 2011 at 2:08 am

    Excelente artigo, explicação mais clara impossível parabéns.

  • Responder Guarda Móveis agosto 17, 2011 at 10:36 am

    Este post é muito esclarecedor. Antes eu achava que logística era só a distribuição do produto até o cliente, mas agora me interessei bastante pela área que cresce a cada dia e vi como funciona mesmo, e você colocou no post de forma simples e clara como funciona a logística e nos mostra como ela está presente sempre no nosso dia-a-dia.Parabéns

  • Responder Efigênia setembro 15, 2011 at 7:25 am

    Olá Celso
    Você poderia me dizer como é feito o planejamento de estoque e identificação de materiais em uma logística industrial?
    Obrigada e parabéns pelo blog; as informações são claras e precisas.

  • Responder Celso Luchezzi outubro 4, 2011 at 3:12 pm

    Efigênia

    Tudo bem?

    Tudo começa com uma previsão de vendas, depois passando por uma análise do PPCP que irá avaliar o que tem em estoque de produto acabado, material em processo e matéria-prima, para posteriormente gerar as necessidades de compras de matérias-primas ou componentes. Porém isso tudo depende da empresa, mercado de atuação, estratégia de atendimento e o nível de serviço que ela deseja atender o mercado.

    Atenciosamente
    Celso Luchezzi
    Professor e Consultor
    11 91378894 / 11 44363499
    http://www.luchezzi.com.br

  • Responder Sabrinna Cacilha março 13, 2012 at 3:51 pm

    Trabalho numa empresa que é prestadora de serviço cuido de toda parte de passagens, hotéis e aluguel de veículos.Da parte de compras e envio de equipamentos.Meu cargo é assistente de Logística e estudo e leio muito sobre esse assunto e não vejo nada sobre empresas de serviço e sim de produtos mas no caso da minha empresa o produto final é o serviço prestado pelos técnicos as pessoas então a minha dúvida é se isso eu posso chamar de logistica que eu entendo que o fluxo desde a necessiade inial o desejo do cliente até a entrega do produto final que é realizado pelos colaboradores estou certa?

  • Responder ciron ulisses v almeida abril 10, 2012 at 8:59 am

    bomo dia, sou estudante de logistica pelo prouni, e no momento estou desempregado, e necessito de livros de logistica e um notebook para auxiliar os meus estudos. obrigado pela atenção. meue nd- rua- ismael pordeus, 1325 cs 55 vicente pinzon- fortaleza-ce 60181710. o blog está bastante interessante, parabéns.

    • Responder Denis Oliveira abril 10, 2012 at 3:06 pm

      Caro Ciron, obrigado por acompanhar o blog NEI. A nossa missão é trazer aos nossos leitores as principais notícias do mercado industrial.
      Quanto a sua solicitação, talvez o nosso colaborador Celso Luchezzi – que também recebeu esse comentário – possa lhe ajudar, indicando alguns livros sobre o assunto.
      Obrigado.

  • Responder Cofermaq maio 29, 2012 at 4:00 pm

    Olá, muito interessante o texto.
    Apresentamos soluções para logística e movimentação de materiais. Confira no site da Cofermaq.

  • Responder ciron ulisses v almeida junho 14, 2012 at 10:49 am

    bom dia, sou estudante d e logistica pelo prouni e no momento estou desempregado, e
    necessito de livros para auxiliar os meus estudos. obrigado pela atenção. meue nd- rua- ismaelpordeus, 1325 cs 55 vicente pinzpon
    fortaleza-ce 60181710

  • Responder renato mateus leite outubro 28, 2012 at 10:27 am

    oi bom dia eu estou pensando em fazer o tecnico em logistica por favor e um curso bom ?qual a diferença entre tecnico e tecnologo em logistica ? obrigado

  • Responder Raquel Paixão novembro 16, 2012 at 5:07 pm

    Boa tarde! Me chamo Raquel e faço o curso de Bacharelado em Administração no na Faculdade Ateneu, e estava pensando em tranca esse curso e começar o de Logística, já lé bastante sobre o assunto e demenda de pessoas para esse mercado me pereceu ser grande! Gostaria que me ajudassem a tomar essa decisão pois já tenho um bom caminho trabalho em uma industria.

  • Responder geovanna de oliveira schesari maio 13, 2013 at 10:50 am

    ola bom dia.quero muito os conteudos de logistica;

  • Responder CELSO LUCHEZZI março 30, 2015 at 4:32 pm

    @Sabrinna Cacilha
    Cecilia
    Desculpe a demora.
    Sim você pode chamar de Logística. Na verdade a logística podemos entender como um processo que fornece serviço para diversas áreas, sendo que estas podem ser internas ou externas.

    Celso Luchezzi

    Consultor, Professor e Palestrante

    Cel: (11) 9 9137-8894

    Tel: (11) 4436-3499

    http://www.luchezzi.com.br

  • Responder thiago novembro 1, 2016 at 4:59 pm

    gotaria de saber pros e contras sobre logistica industrial para e-commerce

  • Deixe um comentário


    Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743