Novo aço deve reduzir até 17% o peso de veículos

1 minuto para ler

Nissan

O Advanced High Tensile Strength Steel – AHSS, que promete ser mais leve e resistente, será utilizado pela Nissan em seus veículos. Segundo a empresa, o novo aço, que possui 1,2 GPa (unidade de medição da resistência à tensão), diminuirá até 17% o peso final dos carros. A companhia acrescentou que o AHSS tem alta capacidade de moldagem e alto índice de elasticidade, permitindo que seja utilizado em componentes com formatos complexos. O material foi desenvolvido em parceria com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation e a Kobe Steel, Ltd.

O novo aço representa significativa diminuição na quantidade de material utilizado em um veículo. Assim, haverá redução no custo total de produção por unidade, informou a companhia.

A Nissan declarou que será a primeira fabricante de automóveis a utilizar em larga escala esse aço na produção de partes estruturais (prensadas a frio). O primeiro modelo com essa tecnologia é o Infiniti Q50, que será vendido no Brasil a partir do fim do ano que vem. Os automóveis começarão a ser fabricados com a nova liga metálica em 2017.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-