NEI Revista 2018

Maio / Junho de 2018

Leandro
Escrito por Leandro em 30 de junho de 2020
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Diálogo com o leitor

A indústria do futuro

Muito tem se falado sobre a Indústria 4.0 e as novas tecnologias que prometem impactar de forma disruptiva os meios de produção, como inteligência artificial, Internet das Coisas, Realidade Aumentada, novos materiais, etc. O tema é destaque nas grandes feiras industriais e em fóruns, e até norteou a criação da Agenda Brasileira para a Indústria 4.0.

Essa tendência é apontada como uma grande oportunidade para o País, mas também representa um imenso desafio; o Brasil, que ocupa hoje a 69ª colocação no Índice Global de Inovação, vem caindo nesse ranking. Temos muitas etapas a cumprir nessa corrida sem volta e isso vai exigir de cada setor da indústria mais planejamento, formas mais eficientes de gestão, desenvolvimento de equipamentos alinhados à nova demanda e modernização de plantas fabris.

Sem tecnologia não se avança; é preciso conhecer o que há de mais inovador. E esse é o nosso papel: apresentar novidades do mundo inteiro. Nesta edição você encontra vários exemplos de produtos que se destacam, alguns deles em sintonia com as tecnologias disruptivas, como os que utilizam Realidade Aumentada e Mista, que você conhece nas páginas 30 e 39 (sistema de soldagem a Laser e dispositivo para inserção virtual); e inteligência artificial, como o exoesqueleto robótico da página 8.

Na capa, apresentamos também dois produtos premiados que merecem sua atenção: o braço robótico da Festo – o BionicCobot, ganhador do “The German Design Award 2018”, que possui design similar ao humano inclusive na dinâmica dos movimentos, reforçando a tendência do uso dos robôs colaborativos na indústria; e o termômetro higiênico da Endress+Hauser, vencedor do “Hermes Award 2018” – prestigiado prêmio da Hannover Messe – que se autocalibra, inovando a indústria de processos no segmento de alimentos e farmacêutico.

Este último abre, inclusive, a seção especial desta edição – Alimentos e Bebidas – que reúne, a partir de página 14, uma seleção ímpar de produtos para o processamento de alimentos pesquisados nos mercados nacional e internacional. Alguns deles estarão na 34ª Fispal Tecnologia, programada para acontecer de 26 a 29 de junho, no São Paulo Expo/ SP, e que também se prepara para mostrar as mais recentes tecnologias, principalmente as que atendem à Indústria 4.0. A indústria de alimentos – um dos setores mais relevantes – processa 58% da produção agropecuária do Brasil e cresceu 4,6% em 2017.

A seção especial revela ainda outros produtos de última geração para a indústria alimentícia, como uma IHM para o segmento de bebidas, da Krones, com operação moderna e intuitiva, vencedora do “iF Design Award” na categoria “Communication Design”; e uma solução inovadora oferecida pela Tetra Pak – um serviço de manutenção remota que ao fazer uso de óculos de Realidade Mista permite aos técnicos presentes nas plantas dos fabricantes se conectarem aos especialistas da companhia em outros lugares do mundo. Outras máquinas e equipamentos para automatizar atividades no setor de alimentos – muitos com novos recursos de conectividade – também ganham relevância, dividindo a atenção com dezenas de outras soluções para os mais diversos segmentos industriais.

Esses e outros exemplos que divulgamos no espaço editorial reforçam o nosso com – promisso em levar até você informação atual e qualificada, permitindo que tenha acesso a uma visão global das tecnologias que cedo ou tarde vão impactar o seu negócio. É a nossa contribuição para que você identifique soluções inteligentes que prepararem sua empresa para o futuro.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *