NEI Revista 2019

Maio / Junho de 2019

Leandro
Escrito por Leandro em 30 de junho de 2020
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Diálogo com o leitor

Temporada de oportunidades

Em junho, de 25 a 28, acontecem duas importantes feiras de negócios que prometem movimentar seus segmentos: a Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas – Fispal Tecnologia, em São Paulo – SP, que completa 35 edições; e a Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás – Brasil Offshore, em Macaé -RJ, que chega à sua 10ª edição.

Os dois eventos tratam de setores bem diferentes, mas cada um deles tem importante participação na economia. A indústria de alimentação, por exemplo, é a que mais emprega no País. Representa, em alimentos processados, 50% das exportações do agronegócio de alimentos e 18% das exportações totais brasileiras. O setor de petróleo e gás passa por um momento de reaquecimento e com projeções positivas, diante dos resultados dos últimos leilões e de um cronograma acertado com novas rodadas até 2021.

Seja em um setor ou em outro, a inovação tecnológica se faz cada vez mais necessária. Nesta edição, duas seções especiais dedicadas a cada um dos segmentos, que você confere a partir das páginas 10 e 30, mostram algumas das novidades que serão exibidas nas duas feiras, entre outras soluções cuidadosamente pesquisadas no mundo todo e selecionadas por NEI.

Alguns produtos merecem nosso reconhecimento pelo nível de inovação que apresentam, como o Sistema de Transporte Flexível, da B&R Automação, que abre a seção de Alimentos e Bebidas, apresentado como o único sistema inteligente do mercado totalmente alinhado à Indústria 4.0. Além de uma seleção de novos equipamentos e máquinas para otimizar a produção, algumas soluções chegam para “conectar” as fábricas.

Outro destaque, que abre a seção Óleo e Gás, é o Wearable Onsight Cube, para compartilhamento de imagens, da Librestream, que conta com uma plataforma de serviços de Realidade Aumentada, fornecendo aos profissionais as ferramentas digitais necessárias para inspecionar, diagnosticar e solucionar problemas rapidamente.

Estes são apenas exemplos de uma seleção ímpar de soluções novas e inovadoras, capazes de fazer a diferença em sua empresa. Muitas delas foram apresentadas na EXPOMAFE 2019, feira do setor metalmecânico, realizada em maio deste ano, que atraiu 55 mil profissionais. Entre tantas inovações, o que chamou a atenção foi a retomada da confiança e dos investimentos pela indústria brasileira.

Segundo a ABIMAQ, a indústria brasileira de máquinas e equipamentos cresceu 6% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com mesmo período de 2018 – resultado puxado pelo mercado doméstico (+18%). Além disso, as exportações também registraram resultados positivos em março. Há mais confiança, mas também sabemos o tamanho dos desafios que o País precisa enfrentar para alavancar o crescimento, mantendo-o sustentável.

A você, profissional que diariamente se dedica a buscar soluções que proporcionem mais produtividade, qualidade e menos custos, o nosso alerta: as tecnologias estão evoluindo rapidamente e integrando-se com velocidade sem precedentes. É importante acompanhar as novidades, estudar as novas possibilidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos e, sobretudo, estar aberto a rever processos, se reinventar e buscar por novas soluções inteligentes, muitas vezes mais próximas e mais acessíveis do que você pressupõe.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *