Marketing Industrial

Não sabe como fazer a divulgação da sua marca e produtos? Aprenda já!

novembro 1, 2018
Tempo de leitura 6 min

Saber como fazer divulgação da sua empresa é essencial, uma vez que o consumidor está buscando cada vez mais variedades e inovações. Além disso, estamos inseridos em uma era onde a tecnologia caminha a favor dos clientes, tornando seu poder de decisão de compra ainda maior.

Um desafio enfrentado por muitas empresas é encontrar formas eficientes de se divulgar sem ter que dispor de alto investimento em estratégias que, muitas vezes, podem não trazer bons resultados. Pensando nisso, reunimos neste post diversas informações para que você possa saber como fazer a divulgação da sua marca e produtos.

Continue a leitura até o final para conferir!

Afinal, qual a importância da divulgação?

Antigamente, as pessoas acreditavam que apenas empresas com grandes verbas poderiam ser reconhecidas, criando uma imagem única na mente do consumidor.

Entretanto, o segredo está em conhecer seu público-alvo, ser criativo, desenvolver campanhas e estratégias diferenciadas que conquistem os clientes. Dessa forma, é possível otimizar os investimentos e tomar decisões que tragam um melhor Retorno sobre Investimento (ROI).

O objetivo de todo empreendimento é vender seus produtos, certo? Então, quanto mais conhecido no mercado, melhor. Raramente esse objetivo será alcançado sem o auxílio de um profissional com experiência no ramo e que conheça muito bem a sua empresa. Um dos maiores desafios das empresas é conseguir transmitir a mensagem de forma correta, assim como ser o escolhido diante tanta concorrência.

Com todas estas informações, você é capaz de imaginar o quão prejudicial pode ser divulgar sua marca de maneira errônea. Por isso, é extremamente necessário contratar uma empresa especializada e com profissionais capacitados. 

Algumas empresas podem até conseguir superar seus desafios sem uma consultoria. Contudo, sem investir em publicidade, o risco é muito maior, pois a empresa pode cair no esquecimento ou gastar fortunas nas “tentativas e erros” e sem alcançar de fato seus objetivos ou mensurar o investimento, ou seja, sem ter uma nítida percepção de retorno diante o trabalho promocional. 

Quais os melhores canais para divulgar seus produtos?

Divulgar a empresa é muito importante, e tão importante quanto a divulgação é estar no lugar certo e comunicar de acordo com o seu público-alvo. O objetivo de um bom trabalho de divulgação é fazer com que os consumidores tomem conhecimento das suas soluções e recorram a sua empresa quando necessário.

Para deixar ainda mais simples, separamos os principais canais de divulgação para você entender um pouco mais sobre cada um. Confira!

Revista impressa segmentada

 A revista apresenta uma das características mais relevantes para anúncios: a segmentação! Escolhendo a revista específica ideal para seu tipo de negócio, você encontra facilmente seu público perfeito. Dessa forma, além do custo-benefício para sua campanha, você também ganha credibilidade por ter sua empresa associada aos veículos tradicionais.

Além disso, quando alguém está lendo uma revista, a atenção está voltada totalmente para as páginas, assim as chances de interferência nos anúncios é mínima se comparado com outros meios.

Buscador industrial

buscador industrial é um conjunto de mídias, serviços e soluções que disponibiliza informações completas, atualizadas e relevantes a compradores do mercado industrial. Esse canal fortalece as marcas de fornecedores ao mesmo tempo em que gera oportunidades de negócio no momento da compra.

Newsletter

Para ter um relacionamento mais próximo com seu público, é necessário oferecer um conteúdo personalizado e alinhado com os interesses dele, gerando credibilidade e confiança para sua marca. Um excelente canal de comunicação é a newsletter, uma publicação online enviada por e-mail que atrai a atenção, gera engajamento e oportunidades de negócio.

O boletim informativo, traduzido para o português, é um uma forma de enviar informações recorrentes por meio de e-mails. Nele, não é inserido nenhum tipo de oferta ou ação promocional específica, e sim assuntos diferentes para melhorar o relacionamento com o cliente e potenciais clientes de uma forma mais descontraída.

Redes sociais

As redes sociais têm um papel fundamental para divulgar o seu negócio. Utilize essa ferramenta como uma forma de passar informações relevantes para os usuários que curtem sua página. Isso faz com que você seja bem-visto e aumenta a popularidade do seu negócio.

As principais redes sociais — como o WhatsApp e Facebook — além das páginas empresariais (ou fan pages), têm um recurso muito útil: os grupos. Esses grupos normalmente são especializados em determinado assunto e nele você pode aproveitar para contribuir com a discussão de algum tema e ainda divulgar um conteúdo interessante da sua empresa.

Blogs de nicho

Você pode aproveitar os blogs de nicho especializados no seu assunto para divulgar sua marca e os conteúdos produzidos por você. Outra grande oportunidade para explorar os blogs de nicho é criar posts promocionais. Desse modo, você garante a inserção da sua empresa em um canal mais interessante.

Além de gerar constantes links direcionando para seu próprio site, isso permite construir uma relação de confiança com seu público. Se o conteúdo que você divulgar for realmente relevante para o setor, você pode ser considerado referência em seu mercado, aumentando as oportunidades de negócio a cada post publicado.

Google Adwords e LinkedIn

O mais importante dessa ferramenta é saber explorar corretamente as palavras-chave de modo a encontrar as mais relevantes ao seu produto e negócio. Dessa forma, você consegue aproveitar um tráfego de qualidade e que resulte em boas oportunidades de negócio.

Os anúncios feitos no LinkedIn permitem uma segmentação mais detalhada do público-alvo e performam super bem. Como ele tem um custo mais elevado do que o Google Adwords, utilize apenas para divulgações de ofertas específicas, como no caso de materiais para download.

Para a divulgação da homepage de sua empresa, o Google Adwords apresenta um custo mais acessível, e o resultado costuma ser satisfatório com a utilização de palavras-chave bem selecionadas. 

E-mail marketing

Essa ferramenta é voltada tanto para o relacionamento com os clientes como para vendas. É preciso utilizá-la de forma adequada para que a empresa não caia em listas anti-spam. O ideal é pesquisar no site do CAPEM (Código de Autorregulamentação para prática de e-mail marketing), que oferece as orientações para evitar o problema.

Essa é uma das mais antigas ferramenta utilizadas entre as estratégias digitais. Contudo, é uma das que surtem melhor resultado, desde que utilizada com muita atenção e cuidado.

Feiras industriais

Empresas de pequeno, médio ou grande porte têm muito a ganhar ao participar de feiras e eventos dentro do segmento em que atuam. Na maioria dos casos, as empresas pagam à produção para ter um estande nesses eventos.

Com o aumento da visibilidade da marca, o investimento é bem-visto por analistas de marketing, pois permite a divulgação dos produtos e proporciona contatos com outros empresários e futuros clientes.

Ao longo da leitura deste post você certamente pôde compreender a importância da divulgação de seus produtos, serviços e da sua marca em si. Saber como fazer divulgação da forma correta é essencial para atingir o público certo e obter o sucesso desejado.

Lembre-se sempre de contar com o auxílio de uma empresa especializada e com profissionais capacitados, pois eles sabem exatamente o que fazer para te ajudar! Ficou interessado? Então entre em contato conosco agora mesmo!

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