Marketing Industrial

Não perca 5 ferramentas de marketing para usar na indústria

maio 22, 2019
Tempo de leitura 3 min

Atrair clientes no segmento industrial pode ser muito desafiador, mas o investimento em ferramentas de marketing pode auxiliar as empresas nesse processo.

A essência do marketing está em promover o negócio, atraindo potenciais consumidores e fidelizando aqueles já engajados com a marca. O marketing industrial é uma alternativa mais acurada para alcançar os objetivos da organização.

Por meio dele, é possível conhecer melhor o seu público-alvo e as suas necessidades. Assim, consegue-se direcionar os esforços para atender melhor às expectativas de potenciais clientes, gerando leads qualificados e destacando a empresa da concorrência.

Neste post, detalhamos 5 ferramentas de marketing que devem ser utilizadas na indústria pela sua empresa. Continue a leitura e saiba como elas podem ser úteis ao seu negócio!

1. CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é a integração dos processos de produção, distribuição, vendas e marketing voltados ao cliente. Com isso é possível conquistá-los, melhorar a sua satisfação atual e estimular a fidelidade visando a otimização dos lucros do negócio.

O processo é baseado na coleta de dados dos consumidores, armazenando essas informações para cruzá-las sempre que necessário, facilitando o relacionamento entre a empresa e os clientes.

O CRM tem um retorno médio de investimento de U$8,71 por dólar gasto.

2. Análise SWOT

Analisar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de uma estratégia de marketing é extremamente importante. A análise SWOT é feita com base nos dados coletados na matriz. O seu objetivo é fazer com que a empresa entenda o cenário momentâneo, identificando o posicionamento das marcas ou produtos que fazem parte dessa análise.

3. Redes sociais

As redes sociais já não são voltadas exclusivamente para o lazer. Elas proporcionam ótimas ferramentas para os empreendedores otimizarem o relacionamento com os seus atuais e futuros clientes.

No Brasil, quase 95% das empresas já estão presentes nas redes, intensificando as oportunidades de negócio para as organizações do segmento B2B encontrar potenciais clientes para o negócio. Além disso, 3 milhões de anunciantes já utilizam o Facebook para alcançar o seu público.

É importante identificar primeiro onde está o público-alvo da organização para aderir a uma mídia social que mais se adéque à comunicação da organização.

4. Benchmarking

O benchmarking é um método sistemático que procura pelos melhores processos, procedimentos de operação e ideias inovadoras mais eficientes e que proporcionem um desempenho superior.

Em resumo, ele busca uma referência por meio de uma análise aprofundada das melhores práticas utilizadas por organizações do mesmo segmento. É importante destacar que o verdadeiro benchmarking não é uma cópia das atividades desenvolvidas pela concorrência, mas sim uma maneira de inovar com base em ações analisadas.

5. Segmentação de mercado

A segmentação de mercados é o processo de divisão de clientes em potencial em diferentes grupos, baseando-se em certas características. Os membros desses grupos compartilham algumas individualidades e, geralmente, têm alguns aspectos em comum.

Um dos motivos pelos quais a segmentação é realizada é que essa ação proporciona aos profissionais de marketing digital a possibilidade de criar um mix de marketing personalizado de acordo com o segmento.

As ferramentas de marketing são uma ótima oportunidade para potencializar os resultados da empresa. Para assegurar a sua eficiência, sua aplicação deve ser orientada às intenções estratégicas da empresa. Assim, a organização vai contar com recursos alinhados às suas expectativas, gerando resultados para o negócio.

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