Marketing Industrial

Meios de divulgação: onde anunciar na indústria?

dezembro 7, 2018
Tempo de leitura 6 min

Os meios de divulgação são plataformas utilizadas para impulsionar a imagem das empresas, melhorando a sua visibilidade com o público-alvo. Cada mídia tem características e linguagens únicas e, por isso, é necessário saber como utilizá-las.

Com elas, a divulgação se transforma em um fluxo de informações que serão levadas para as pessoas que se quer alcançar, no momento certo e no contexto adequado. Assim é possível atrair leads valiosos para o negócio, potencializar o volume de vendas e engajar os clientes com a marca.

Continue lendo este texto para conhecer os melhores meios para divulgar a sua empresa. Vamos lá!

Internet

A popularidade da internet a tornou indispensável na vida das pessoas. Ela traz uma agilidade e eficiência em providenciar resultados sobre o que as pessoas procuram, principalmente com o auxílio de mecanismos de busca, como o Google.

A internet conta com muitas vantagens para o negócio, como a economia de recursos para divulgar online, principalmente quando comparado com campanhas de marketing tradicionais. Outro grande diferencial é a segmentação, que possibilita economizar no orçamento final ao direcionar as ações para o nicho mais rentável e aperfeiçoar os resultados.

Com o auxílio de ferramentas, é possível mensurar quase tudo relacionado à empresa na internet. Isso dá a oportunidade de tomar decisões mais seguras sobre onde investir, possibilitando um melhor entendimento sobre o mercado.

O uso de blogs para providenciar um material rico de informações e atrair leads para o negócio é uma ótima estratégia para manter um relacionamento duradouro e converter o interesse de visitantes em futuras vendas.

As redes sociais também são um ótimo meio para divulgar a marca. É necessária a existência de um estudo para identificar em quais redes o público está mais presente para providenciar uma comunicação mais efetiva.

Investir no marketing digital para a indústria possibilita a empresa ter uma presença virtual bem estabelecida e atingir um grande volume de potenciais clientes. Assim, é possível ter uma comunicação mais direta e relevante com o público-alvo ao utilizar esse meio de divulgação.

Revistas

As revistas industriais são também ótimos meios de divulgação com o segmento atuante, por isso, são uma excelente oportunidade para incrementar os resultados de marketing da empresa. A segmentação possibilita escolher uma revista ideal para o tipo de negócio da organização e alcançar um público interessado e engajado com o assunto.

O investimento em anúncios em revistas possibilita melhorar as taxas de conversão, providenciando estratégias de marketing mais eficientes que possibilitam uma comunicação mais efetiva com os leitores.

O foco das pessoas envolvidas com o conteúdo das revistas é um ponto positivo para esse meio de divulgação. Isso porque a atenção voltada para as páginas diminui a interferência nos anúncios, principalmente quando comparado com outros meios.

Essa ação também se apresenta com uma  ótima relação custo-benefício para a campanha, melhorando a credibilidade da empresa ao se associar aos veículos de comunicação mais tradicionais.

Televisão

A televisão é considerada no Brasil como um dos principais meios de comunicação de massa. Os canais abertos e fechados têm características e vantagens diferentes; a audiência na TV aberta, por exemplo, é muito maior que na fechada.

Por contar com som, imagens em movimento e efeitos especiais, é capaz de causar um grande impacto nos telespectadores. Também é capaz de apresentar diversas características dos produtos e serviço da empresa, o que é ótimo para passar credibilidade e nutrir confiança no público-alvo.

Para aprimorar a eficiência desse meio, é preciso estudar os horários de pico dos consumidores da marca para uma divulgação mais precisa e com um retorno válido para a organização. Isso porque os custos para divulgar nesse meio podem ser muito elevados e, caso o retorno não seja significativo, pode causar prejuízo à companhia.

É possível ainda segmentar a base ao apostar em canais fechados relacionados ao nicho do negócio para um público com o perfil qualificado. Isso gera resultados rápidos em relação ao impacto causado.

Rádio

A acessibilidade e o baixo custo são as grandes vantagens que a divulgação no rádio pode oferecer às empresas. Sobrevivendo à popularização da internet, ele oferece diversas facilidades que nenhum outro veículo de comunicação faz, como a acessibilidade. Isso acontece principalmente devido a lugares distantes em que ainda não se tem acesso à internet. Mesmo assim, o sinal de rádio chega nas residências dos moradores dessas localidades.

As propagandas nesse meio trazem muitas vantagens que podem ser aproveitadas, como o custo-benefício. Isso acontece devido ao fato que os anúncios são mais baratos que os veiculados na televisão, por exemplo.

As emissoras de rádio possuem um público muito específico, o que possibilita segmentar os anúncios a quem realmente interessa o conteúdo anunciado. Assim, é possível analisar onde se encontra o público desejado e investir em uma comunicação mais efetiva e direta para ampliar os resultados.

Outro grande benefício que as rádios trazem para o público e para as empresas é que o seu conteúdo pode ser ouvido em qualquer local, independente dos afazeres da pessoa. Assim, os ouvintes podem praticar atividades do seu cotidiano, como limpar a casa ou dirigir para o trabalho, e serem alcançados pelos  anúncios da empresa.

Feiras e eventos

O investimento em participação de feiras e eventos é muito proveitoso para os empreendimentos e é uma opção rentável para os bons índices de resultados de divulgação. Isso possibilita segmentar ainda mais o público ao participar de algo relacionado ao nicho industrial em que a empresa atua no mercado.

Assim, é possível investir na montagem de um estande oferecendo visibilidade de produtos, serviços e marca aos potenciais clientes visitantes. Para os analistas de marketing, essa visibilidade é positiva, uma vez que possibilita uma divulgação múltipla.

Para impulsionar as vendas e contar com resultados positivos,  as empresas precisam entender o segmento em que atuam e o perfil de seu público-alvo. Isso possibilita uma comunicação mais efetiva por meios de divulgação ideais para atingir os consumidores da marca. Assim, as organizações evitam despesas, relacionando-se apenas com pessoas interessadas, e construindo um relacionamento mais sólido com seus clientes.

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