Maior fábrica de ingrediente das garrafas da Coca-Cola será no Brasil

2 minutos para ler

Hoje a Coca-Cola Brasil e a Investe São Paulo anunciaram a construção da maior fábrica de BioMEG do mundo e a primeira no Brasil. O BioMEG, principal ingrediente da PlantBottle – garrafa PET composta por até 30% de cana-de-açúcar –, será produzido pela empresa indiana JBF Industries Ltd. na unidade fabril que será construída na cidade de Araraquara (SP). As obras terão início ainda em 2012 e a operação está prevista para começar 24 meses após.

O investimento será de cerca de R$ 1 bilhão para a construção da planta. Com a nova unidade, o Brasil se tornará o maior produtor e exportador de BioMEG, com capacidade de produção estimada em 500 mil toneladas/ano, gerando 1.650 empregos diretos e indiretos. 

A PlantBottle é produzida por sistema de transformação da cana-de-açúcar em um insumo do processo de fabricação do polímero PET. Seu plástico é produzido a partir da reação química de dois componentes: MEG (monoetilenoglicol), responsável por 30% de seu peso; e PTA (ácido politereftálico), responsável pelos 70% restantes.

Disponível em mais de 24 países, essa embalagem eliminou, desde seu lançamento em 2009, o equivalente a quase 100 mil toneladas de emissões de dióxido carbono, cerca de 200 mil barris de petróleo.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-