Livro aborda gestão de portfólio de produtos em empresas tecnológicas

2 minutos para ler

livro gestaoDaniel Jugend, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista, e Sérgio Luis da Silva, docente do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal de São Carlos, lançam o livro “Inovação e Desenvolvimento de Produtos: Práticas de Gestão e Casos Brasileiros”.

Para os autores, por terem sido fundadas, em sua maioria, por profissionais com muito conhecimento técnico, mas com pouca capacitação em gestão de projetos, as empresas brasileiras de base tecnológica, principalmente as pequenas, têm dificuldade de gerenciar o portfólio de produtos.

A obra apresenta casos de cinco empresas brasileiras, de médio e grande porte, que se destacam no País em inovação tecnológica de produtos. Sem revelar os nomes, elas são dos setores eletrônico, óptico, médico-hospitalar, de telecomunicações e de automação industrial, situadas nas cidades de São Paulo, Campinas, São Carlos, Sertãozinho e na Grande Porto Alegre. Além de parcerias com universidades e instituições de pesquisa, mantêm colaborações com companhias nacionais e multinacionais para o desenvolvimento conjunto de tecnologias. Estão presentes no mercado internacional.

Em comum, investem, no mínimo, 5% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, por estar em ambientes inovadores e dinâmicos, renovam frequentemente seus portfólios.

De acordo com Jugend, as empresas analisadas demonstraram preocupação de formar equipes multifuncionais para novos projetos, compostas por especialistas de diferentes departamentos, como pesquisa e desenvolvimento, engenharia, marketing, compras e manufatura.

Fonte: com informações da Agência Fapesp.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-