Produtos & Serviços

Leilão Reverso: redução de custos sem afetar a qualidade exigida

março 21, 2011
Tempo de leitura 1 min

Contatar fornecedores, solicitar cotações, analisar a melhor proposta e decidir sobre a aquisição do produto é o modelo tradicional de compra e, normalmente, leva dias para se concretizar. Para otimizar o tempo e reduzir custos sem afetar a qualidade exigida, algumas empresas têm adotado uma nova alternativa de compras – o Leilão Reverso, que pode ser realizado via internet, através de um sistema eletrônico específico, ou num encontro agendado entre as partes interessadas.

Leilão Reverso é um modelo de negócios no qual o comprador define o produto ou serviço e convida os fornecedores a ofertar suas propostas. Quem oferece o menor preço ganha o pedido. Para manter a idoneidade desse formato de negócio, a clareza das regras é essencial, bem como o treinamento dos participantes, especificações técnicas do produto, condições de pagamento, prazo e local de entrega, multas e tempo do evento.

“Utilizamos o Leilão Reverso há mais de dez anos. No primeiro ano economizamos 20% do nosso orçamento. Além disso, é um processo que traz lisura e otimiza o ciclo de compras”, afirma Luiz Fernando Brandi Lopes, gerente de Suprimentos e Equipamentos do Grupo Solvi, que, bimestralmente, investe cerca de R$ 10 milhões, do total de R$ 33 milhões, em aquisições de produtos para projetos de Resíduos, Saneamento e Valorização Energética.

Segundo Lopes, esse modelo agiliza o processo de compras e mantém a qualidade desejada dos produtos. “As empresas que não aceitam participar estão fora do mercado”, finaliza o gerente do Grupo Solvi, defendendo o Leilão Reverso durante o Congresso de Compras 2011, recém-conlcuído em São Paulo.

Acesse aqui, os últimos lançamentos do mercado industrial.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743