Informe da CNI projeta crescimento do PIB e da indústria brasileira

2 minutos para ler

A retomada industrial acontecerá em 2013, projeta a Confederação Nacional da Indústria – CNI. Segundo o Informe Conjuntural da entidade, em 2013, na comparação com 2012, os investimentos crescerão 4%, o Produto Interno Bruto – PIB aumentará 3,2% e o PIB Industrial fechará o ano com alta de 2,6%. “A melhora na situação dos estoques e elevação do uso da capacidade instalada da indústria explica a previsão de alta no investimento”, afirma Flávio Castelo Branco, gerente de política econômica da CNI.

Segundo o gerente, os estoques permaneciam elevados desde meados de 2011, mas agora há sinais positivos para acreditar na retomada. “Os estoques ajustados reduzem a ociosidade do parque industrial e há um estímulo ao investimento”, diz, prevendo ainda que o PIB industrial deve crescer 1,2% no período de janeiro a março.

Apesar da previsão de crescimento da atividade, o cenário atual ainda não é o ideal para a CNI. “O crescimento é insatisfatório, principalmente quando se compara o Brasil a outros países emergentes. Há potencial para crescer muito mais”, explica Branco. De acordo com o economista, respostas positivas do setor a políticas como a desoneração da folha de pagamento serão primordiais para a reviravolta.

Fonte: com informação da Agência Brasil

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-