“Indústria integrada” ganha mais uma vez destaque no maior evento de tecnologia industrial

3 minutos para ler

De 7 a 11 de abril, acontece em Hannover, na Alemanha, a Hannover Messe 2014, feira líder mundial de tecnologia industrial, multissetorial, que reúne o estado da arte em máquinas e equipamentos; alguns deles você conhecerá nesta edição. Integrando sete importantes segmentos – Industrial Automation, Digital Factory, Energy, Industrial Supply, MobiliTec, Industrial GreenTec e Research & Technology, e tendo a Holanda como país parceiro, a Hannover Messe deste ano tem como tema oficial “Indústria Integrada – os próximos passos”, reafirmando a importância da integração para o futuro da indústria, que necessita seguir uma ‘linguagem’ internacional comum de produção em que haja padrão de compatibilidade entre softwares, máquinas, equipamentos, processos, fábricas e áreas.

Constantino Bäumle, diretor executivo da Hannover Fairs Sulamérica, enfatiza que as indústrias precisam tornar seus processos de produção e recursos o mais eficientes possível, ou seja, capazes de responder rapidamente às mudanças do mercado e, ao mesmo tempo, satisfazer a crescente demanda de individualização e personalização do produto. O caminho para esse desafio é a indústria integrada, em que os processos de produção são voltados para a máxima flexibilidade. Segundo Bäumle, muitas tecnologias têm sido desenvolvidas nesse sentido nos últimos anos.

O desafio daqui em diante é integrar essas tecnologias na produção industrial para que trabalhem sincronizadas, em harmonia e interligadas. “Eficiência e flexibilidade são, portanto, a chave para a contínua sobrevivência em um mercado internacional altamente competitivo. A tarefa agora é garantir que a indústria perceba essa visão de inteligência e fábricas flexíveis”, afirmou.

A importância da integração também pode ser observada nos sistemas de energia. Cerca de um quarto dos expositores da Hannover Messe está envolvido na geração, transmissão, distribuição ou armazenamento de energia. Para essas empresas, a “Indústria Integrada – Próximos Passos” sinaliza o caminho que é preciso seguir: melhorar e expandir a transmissão de energia e redes de dados, e encontrar maneiras viáveis de se substituir o atual sistema de energia, descentralizando-o e ligando as pequenas unidades produtoras de diferentes tipos de geração, como gás natural, solar, eólica e biomassa, de forma a criar uma rede “inteligente”. Para que isso se torne realidade, é preciso colaboração e empenho de diversas indústrias.

A maior feira industrial do mundo faz parte da história de NEI

Nas últimas duas décadas, os editores de NEI visitaram todas as edições da Hannover Messe, a fim de se aprofundar nas tendências mundiais e conhecer as novidades em máquinas, equipamentos e sistemas. Sempre com o objetivo de colocar ao alcance dos profissionais da indústria, nossos leitores e usuários, informações atualizadas que contribuem para a modernização do parque fabril, tornando-o cada vez mais produtivo. Para conhecimento ou recordação, abaixo um dos lançamentos da Hannover Messe de 1997, publicado na edição de junho/97 da Revista NEI.

hannover

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-