Economia

Indústria de bens de capital produz mais em fevereiro, aponta IBGE

abril 6, 2013
Tempo de leitura 1 min

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a produção de bens de capital, máquinas e equipamentos usados na cadeia produtiva industrial, agrícola, de transportes, energia e construção civil, obteve alta de 1,6% entre janeiro e fevereiro deste ano. Esse aumento pode sinalizar uma disposição maior do empresário em investir, seja para aumentar sua produção, seja para modernizar sua empresa.

Segundo André Macedo, coordenador da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, o comportamento positivo em fevereiro foi tanto na produção de caminhões, quanto na fabricação de bens de capital para a construção e para o setor agrícola. “Foi um movimento espalhado de crescimento dentro desse segmento”, diz.

O setor de bens de capital acumula alta de 13,3% nos dois primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2012. Em janeiro e fevereiro, houve aumento na produção de bens de capital para a indústria (0,4%), para transporte (38,1%) e energia (9,6%).

Já a produção industrial…
Em fevereiro, a produção industrial recuou 2,5% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, segundo o IBGE. Com queda de 9,1%, a produção de veículos automotores puxou o resultado negativo. Ainda segundo o instituto, o saldo negativo de 2,5% é o mais intenso desde dezembro de 2008, quando houve queda de 12,2%.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743