Economia

Indústria da construção reduz atividade e funcionários em junho, mas continua otimista

julho 24, 2013
Tempo de leitura 2 min

sondagem_construcao_industrial_cni_junho_13De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, o segmento da construção perdeu fôlego em junho. O indicador que mede o nível da atividade em relação ao usual caiu para 42,3 pontos no mês passado. Esse resultado foi o mais baixo da série, que começou em dezembro de 2009, e  ficou 7,3 pontos abaixo da média histórica – que é 49,6 pontos. Em nota, a CNI afirma que o desaquecimento atingiu todos os portes de empresas. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam retração da atividade.

Em conseqüência da retração da atividade, o uso da capacidade de operação recuou de 69% em maio para 68% em junho, sendo as pequenas empresas as mais prejudicadas, apontando 64% de capacidade de operação utilizada. Nas médias empresas o indicador foi de 70%, enquanto nas grandes foi de 69%.

O emprego também apresentou resultado negativo. Segundo a sondagem, o número de empregados ficou em 45,5 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que significa redução no quadro de trabalhadores. Desde abril de 2012 a construção não expande o quadro de funcionários.

Mesmo diante de resultados negativos, os empresários da construção estão otimistas. Ainda de acordo com a pesquisa feita pela CNI, o indicador de expectativa sobre o nível de atividade do setor ficou em 54,6 pontos em julho, acima da linha dos 50 pontos (o que representa expectativa positiva). A expectativa sobre novos empreendimentos e serviços também é positiva, cujo indicador ficou em 54,4 pontos em julho. Além disso, a indústria da construção pretende contratar mais funcionários nos próximos meses (54,7 pontos) e ainda prevê comprar mais matérias-primas (54,4 pontos).

A pesquisa foi feita entre 1º e 12 de julho com 522 empresas. Dessas, 155 são pequenas, 236 são médias e 131 são de grande porte.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743