Indústria brasileira é a quarta maior produtora de produtos de limpeza

2 minutos para ler

Segundo o Anuário 2013 da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins – Abipla, o Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza, com produção estimada em R$ 8,1 bilhões por ano, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão. A publicação recém-lançada mostra um panorama e balanço geral do setor de produtos de limpeza, baseando-se em dados e levantamentos realizados pelos institutos de pesquisa Euromonitor, Kantar e Nielsen.

No Brasil, em 2012, o setor cresceu 3,5% em relação a 2011, atingindo R$ 15 bilhões em vendas, tendo a região Centro-Oeste como maior consumidora de produtos de limpeza. Em relação ao gasto médio do brasileiro com esse tipo de produto, o anuário aponta crescimento de 41,5% nos últimos cinco anos e 8,1% na comparação entre 2012 e 2011. O resultado negativo fica por conta da produção de vassouras, que manteve a retração dos últimos anos, apontando queda de 5%.

Segundo Maria Eugênia Proença Saldanha, temas ligados ao meio ambiente estão cada vez mais relacionados a indústria de produtos de limpeza, que promete cada vez mais atender as exigências por produtos e tecnologias “verdes”. “Os detalhes do anuário estão sendo anunciados com o objetivo de ressaltar a dedicação da associação e das indústrias do setor com o tema da sustentabilidade. A Abipla foi a primeira associação do setor de consumo a assinar um pacto setorial nesta linha com o Ministério do Meio Ambiente”, conta.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-