Feiras & Eventos

HANNOVER MESSE – integrar é a palavra de ordem do maior evento industrial

abril 1, 2013
Tempo de leitura 3 min

Networking não é apenas um grande objetivo entre os expositores e os visitantes de um evento, mas também diz respeito às tecnologias das fábricas,  já que cada vez mais todas as áreas da indústria estão ligadas por meio de seus produtos, que se “comunicam” entre si. Devido a essa necessidade, “Indústria Integrada” será o tema principal da Hannover Messe deste ano, a ser realizada de 8 a 12 de abril, em Hannover, na Alemanha.

A integração de sistemas exige reestruturação dos processos de produção, e as indústrias precisam conhecer soluções nesse sentido. Assim, o evento tem a missão de colaborar para que isso ocorra de forma assertiva. A promotora Deutsche Messe AG prevê nesta edição 6.800 expositores, de 68 países, e 240 mil visitantes, sendo 60 mil de fora da Alemanha. Em 2012, a Hannover Messe recebeu cerca de 6.500 expositores, de 65 países, e 183 mil visitantes, oriundos de 90 países.

No futuro, materiais inteligentes avisarão às máquinas como “precisam ser tratados”, e memórias de produtos facilitarão a documentação contínua durante sua vida útil. “Os produtos podem aumentar o seu ciclo de vida, informando quais manutenções devem ser iniciadas automaticamente”, exemplificou Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil, empresa representante no País da Deutsche Messe AG.

O networking industrial não para por aqui. De acordo com Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs do Brasil, o tema “Indústria Integrada” não pode ser definido apenas em termos técnicos, mas também em relação à cooperação. “Cada vez mais, empresas diferentes querem fazer parcerias umas com as outras, abrindo antes impossíveis e inimagináveis horizontes.”

O crescente nível de integração, época conhecida como “Indústria 4.0”, também é um foco estratégico do governo alemão, informou a Hannover Fairs do Brasil. Economistas dizem que o sucesso das empresas presentes no mercado internacional depende do nível de relacionamento. O termo “Indústria Integrada” é o desafio de realizar todas as formas de cooperação, graças às inovações tecnológicas.

Neste ano, a Hannover Messe será dividida em 11 feiras. São elas: Industrial Automation, Motion, Drive & Automation, Energy, Wind, MobiliTec, Digital Factory, ComVac, Industrial Supply, SurfaceTechnology, IndustrialGreenTec e Research & Technology.

Na abertura, em 7 de abril, ocorrerá a premiação do Hermes Award, em sua 10ª edição. A iniciativa premia tecnologias inovadoras, que, para concorrer, necessitam ser comercialmente viáveis. Todos os produtos candidatos dessa edição estarão em exposição no evento.

País parceiro
Desta vez, a parceira oficial será a Rússia, com mais de 100 expositores. O país também terá destaque em eventos paralelos.

Brena informou que, “depois da crise de 2008, o interesse das empresas europeias no mercado russo só aumentou, devido à proximidade e ao histórico de país comprador de bens de capital”.

Segundo a Hannover Fairs do Brasil, a Rússia tem as maiores reservas de gás natural do mundo, indo além do setor de energia, já que há programas de investimentos prioritários na área de habitação, agricultura e infraestrutura. A empresa ferroviária estatal planeja até 2014 investir cerca de 27 bilhões de euros. Outros investimentos estão previstos, pois o país se prepara para receber em 2018 a Copa do Mundo.

“Com a vinda de delegações de indústrias e expositores russos para a feira, a relação econômica alemã-russa se intensificará ainda mais e potencializará a capacidade de investimento do mercado russo”, disse Jochen Köckler, presidente do conselho da Deutsche Messe AG. Ainda de acordo com a Hannover Fairs do Brasil, empresas alemãs investiram no mercado russo em 2012 cerca de 1 bilhão de euros.

Em NEI.com.br, a Central de Geração de Conteúdo – CGC de NEI Soluções apresenta algumas novidades mundiais que estarão em exposição na Hannover Messe 2013. A CGC estará presente no evento e trará mais lançamentos, que serão apresentados nas próximas edições da Revista NEI e no NEI.com.br.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743