Pesquisa & Inovação

Governo federal prepara plano de ciência e tecnologia para a região amazônica

julho 28, 2013
Tempo de leitura 1 min

Com previsão de lançamento para setembro, o plano foi anunciado por Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, durante a 65º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Segundo Raupp, a ideia é que instituições de ciência e tecnologia da região, governos estaduais e federal aproveitem os recursos naturais da região para desenvolver planos de inovação.

Para Mariano Leplane, presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos – CGEE e responsável pela coordenação do plano, a proposta foi elaborada de forma colaborativa, com estrito enfoque nas necessidades locais. “O plano é arrojado e parte de uma pergunta básica: como é que ciência, tecnologia e a inovação devem se estruturar e orientar seus esforços para promover o desenvolvimento da região amazônica?”, questiona. Ainda segundo Leplane, para obter sucesso, a iniciativa deve ser complementada por mais três eixos: pesquisadores especializados para o trabalho na região, boa infraestrutura de laboratórios e ambientes de inovação.

Tamanho do investimento e contratação de pesquisadores ainda estão sendo definidos.

Mais inovação
Em outro anúncio, o ministro Marco Antonio Raupp divulgou a aquisição do navio de pesquisas hidroceanográficas, após investimentos de R$ 162 milhões. O navio tem capacidade para 146 tripulantes, dos quais 60 pesquisadores, e contribuirá para o avanço de pesquisas nas áreas de química, geologia, biologia e de física marinha. O objetivo é ampliar a presença da ciência nacional no Atlântico Sul e Tropical.

Fonte: com informações da Agência Brasil

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743