Meio Ambiente

Gerenciamento de Riscos e Inovação, Estratégia de Novos Negócios e Consumo na Base da Pirâmide IV

setembro 30, 2010
Tempo de leitura 2 min

Mais sobre o caso de sustentabilidade da indústria Unilever

A “Inovação em energia vital” é mais um dos programas focado na estratégia de negócios da Unilever: o foco incide sobre os produtos que oferecem benefícios para a saúde e aumentam a energia, como os Chás Lipton, uma vez que os consumidores estão buscando produtos mais saudáveis.

Outro programa interessante é o “Vencer com os clientes”. A Unilever quer construir laços fortes com consumidores varejistas e distribuidores e ganhar presença nas lojas gerando crescimento nas vendas. O foco na sustentabilidade está em acessar a lealdade dos clientes à medida que o mundo em desenvolvimento aos poucos emergir da pobreza e alcançar níveis mais altos de renda disponível. Melhorar o padrão de vida de milhões de pessoas nas áreas mais pobres do mundo é iniciativa de responsabilidade social.

Não é somente ocupação e exploração, as ações passam por potencializar o crescimento e as oportunidades para os pobres criando uma rede virtuosa com as empresas locais, como varejistas e distribuidores. O projeto “Shaki” oferece treinamento de vendas, marketing e empreendedorismo a mais de 13 mil de mulheres da Índia, desenvolvendo habilidades necessárias para vender os produtos da empresa, a um mercado potencial de mais de um milhão de clientes rurais.

Produtos, embalagens, propaganda, marketing, distribuição e precificação foram adaptados às necessidades das comunidades locais e regionais. Na Ásia e na África, xampus, condicionadores, sabonetes e sopas tiveram sua quantidade reduzida e podem ser vendidos a alguns cents. A Unilever procura inovar oferecendo seus produtos para pessoas que vivem com cerca de US$2 por dia.

Crédito: artigo escrito por Ana Paula Arbache, sócia diretora da Arbache Consultoria e responsável pelas ações de gestão de pessoas, cidadania corporativa, sustentabilidade ética, social e ambiental.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743