Meio Ambiente

Gerenciamento de Riscos e Inovação, Estratégia de Novos Negócios e Consumo na Base da Pirâmide III

setembro 29, 2010
Tempo de leitura 2 min

O caso de sustentabilidade da indústria Unilever

A Unilever na Índia traçou sua estratégia de entrada nos mercados em desenvolvimento e emergentes, tendo como foco a sustentabilidade. Conhecida no mundo inteiro, esta empresa de produtos de consumo nas aéreas de alimentos, artigos de limpeza e itens de cuidado pessoal, arrecada um faturamento anual de US$48 bilhões, comercializando marcas familiares, como Dove, Hell`man`s, Lux, All, Lipton, BirdsEye, Skippy e muitas outras. Para crescer a Unilever investiu seus princípios às diferentes unidades de negócios e concentrou em gerar acessibilidade aos milhares de consumidores pobres que chegam ao mercado. Para isto, evidenciou ações que podem ser seguidas, como lições aprendidas, para aquelas empresas que buscam novas oportunidades e crescimento de vendas e lucratividade.

Veja um dos programas focado na estratégia de negócios da Unilever:

Cuidado pessoal: essa categoria de produtos cresce acima da média e a indústria Unilever possui um portifólio de marcas respeitadas e reconhecidas em todo o mundo. Esta categoria ajuda a disseminar os conceitos e os hábitos de uma vida saudável e maior longevidade, criando a oportunidade de crescimento nas vendas futuramente. Para auxiliar na disseminação desses conceitos e hábitos, a Unilever tornou-se parceira de organizações internacionais como a London School of Hygiene and Tropical Medicine, para desenvolver programas que estimulam melhores práticas de higiene pessoal em todo o mundo. Na Índia lançou o programa Swastbya Chetna (Despertar para a saúde), voltado para professores, líderes comunitários, órgãos públicos e para a educação básica de cerca de 200 milhões de pessoas sobre práticas de saúde. A partir deste programa, poderá ser evitada a difusão de doenças como a diarréia, principal causa da mortalidade infantil.

Crédito: artigo escrito por Ana Paula Arbache, sócia diretora da Arbache Consultoria e responsável pelas ações de gestão de pessoas, cidadania corporativa, sustentabilidade ética, social e ambiental.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743