Construção Civil

Confira as principais ferramentas manuais para manutenções

Flavia Vaccaro
Escrito por Flavia Vaccaro em 1 de agosto de 2016
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira agora um guia prático com as principais ferramentas manuais para manutenções e garanta um trabalho ainda mais profissional!

As principais ferramentas manuais para manutenções são extremamente práticas e necessárias em qualquer tipo de ambiente, seja para uso em pequenas empresas, escritórios, ou até em grandes indústrias e oficinas mecânicas. Indicadas para consertos emergenciais, esse tipo de produto deve estar sempre à mão. Saiba quais ferramentas manuais para manutenções não devem faltar no ambiente de trabalho.

Principais ferramentas manuais

Martelo

O martelo é um item muito resistente e simples de utilizar. Ele pode ser usado para pendurar pregar e retirar pregos, auxiliando na fixação de quadros, retirada de pregos tortos, consertar escrivaninhas, mesas, cadeiras, etc.
martelo

Alicate

Os alicates de modelo com bico mais fino são recomendados para uso em artesanatos por conter uma ponta mais delicada. Alicates desse tipo também podem auxiliar no reparo de fios finos e delicados como de telefonia, internet, etc.
Já o modelo universal e de corte são mais utilizados em reparos em oficinas mecânicas, para acabamentos elétricos com fios maiores.

Trena

A trena garante a medida exata para entrada de móveis por portas, auxilia na colocação de quadros em ângulos exatos e na medição de espaços, paredes etc.
trena

Cadeados

Os cadeados mantém a segurança de cofres, portões, portas, armários e muito mais, elevando a qualidade e proporcionando melhor armazenamento de itens pessoais em ambientes de trabalho, academias, etc.

Chaves

As mais comuns são as chaves de fenda e Philips, que auxiliam a encaixar melhor parafusos de portas, mesas, cadeiras, etc, evitando acidentes com móveis não seguros.
Já os modelos de biela são essenciais para a troca de pneus em situações emergenciais. As chaves combinadas são ideais para apertar ou afrouxar porcas, contém vários tamanhos, e servem para reparos em bicicletas, bancos, etc.
chave

Pintura

Pincéis trincha são compactos e essenciais para pintura de rodapé, pintar peças pequenas, envernizar batentes para evitar cupins, etc.
pincel

Kits de ferramentas

Os kits de ferramentas ão eficazes para quem precisa de vários modelos de chaves, alicates, martelos, espátula e muito mais, tudo isto dentro de uma caixa ou suporte, garantindo a qualidade e armazenamento.

Caixa de Ferramentas

Se você já tem as suas ferramentas em casa e não tem onde guardar, as caixas de ferramenta servem para este intuito. Armazenamento de ferramentas em sacolas plásticas, caixas de sapato, etc. não são recomendados, pois podem danificar os utensílios.
As caixas de ferramentas são confeccionadas em ferro ou plástico e contêm divisórias sanfonadas para separar e manter suas ferramentas em segurança.
caixa

Lubrificantes

Os lubrificantes são essenciais para facilitar o uso de suas ferramentas, além disso, podem evitar acidentes, quebra de equipamentos, ferrugens e muito mais.
O WD-40 é um excelente exemplo, é um óleo desengripante que evita oxidações e corrosões em fios, portas e muito mais. Quando sua porta estiver rangendo ele auxilia para evitar os barulhos e incômodos e pode ser usado também em carros, fios etc.
Ele limpa e lubrifica, aumentando a vida útil de eletrônicos e equipamentos.

Dicas importantes

  • É recomendado secar as ferramentas e mantê-las em locais secos. Isso evita que elas enferrujem e prolonga ainda mais sua vida útil;
  • Mantenha sua caixa de ferramentas muito bem fechada e longe do alcance de crianças, evitando possíveis acidentes;
  • É importante sempre verificar se seu lubrificante está bem lacrado e sem vazamentos;
  • Lave bem seus pincéis após o uso e deixe-os secar bem, isso evita que as cerdas grudem e fiquem com mau cheiro.

Clique aqui para cotar ferramentas com preço exclusivo cliente PJ.
banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online
Continue seguindo o Blog do Gaveteiro para ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Confira as principais ferramentas manuais para manutenções”

Ferramentas pneumáticas e Manuais no dia a dia de trabalho. |

[…] pneumáticas diminuem os custos da empresa e seu funcionamento é bem mais seguro. Já as ferramentas manuais, são conhecidas e essenciais na indústria. Descubra como usá-las corretamente e por que vale […]

Ferramentas de medição: o que você precisa para obras - Blog | Gaveteiro

[…] uma obra é uma tarefa complexa e a qualidade do serviço é essencial. Para facilitar o trabalho e garantir o correto comprimento do projeto, é necessário avaliar o andamento da construção. […]